A presente pesquisa tem como objetivo desvelar práticas de alfabetização com as turmas do 2 º ano do I Ciclo (anos iniciais), realizado em uma escola da rede Municipal de Rondonópolis- MT dos anos iniciais, cujo as abordagens remetem algumas indagações sobre o processo educativo e os desafios de alfabetizar os alunos pós pandemia. Sendo assim, a pesquisa situa-se na abordagem qualitativa apoiada no método (auto) biográfico quando adota como instrumento as narrativas de si com as quais buscamos evidenciar: quais os prejuízos acarretados no processo de ensino referentes a apropriação das práticas sociais de leitura e escrita pós pandemia e quais as estratégias elaboradas pelas professoras para a superação da não aprendizagem. Optou-se pela pesquisa qualitativa por seu caráter particular de relevância dos estudos sobre o processo de alfabetização, tornando-se uma relação dinâmica entre os sujeitos. Quanto ao uso das narrativas optou-se pela escrita desse gênero por acreditarmos que o ato de escrever fomenta a construção e a perspectiva de transformação, ao tornar-se pública e produzir conhecimento sobre o alfabetizar. A coleta dos dados foi realizada com duas profissionais da rede municipal de Rondonópolis - MT. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores, criando assim, possibilidades de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.