O presente trabalho aborda a crise sanitária de 2020 do Corona Vírus que deixou em evidência o atraso na educação do Brasil e contribui com fatores de saúde mental e crise educacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa das vivências em uma escola estadual de Alagoas e bibliográfica com autores que trata da educação, formação do sujeito para a sociedade e para o trabalho, além de outros que discutem saúde mental. Aqui buscamos desenvolver considerações acerca do que é educação e sociedade para a saúde mental após volta as aulas esse retorno possibilitou verificar as dificuldades que têm alunos e professores a se adaptarem ao “novo normal”. É evidente que o processo histórico qual vivenciamos, conforme literaturas que trata da dificuldade do ensino remoto seja em escolas públicas ou privadas, mostra que infelizmente demorará para ser superado. Tecemos também algumas considerações sobre o significado que tem a escola para a formação social do sujeito e considerações da educação para o capital. Nisso, discutimos sobre educação e saúde mental, do significado do processo de desenvolvimento aprendizagens do sujeito na e para a sociedade. Concluímos que, considerando a situação do Brasil, a pesquisa é relevante pois discute um momento tão atual qual deixou marcas de ansiedade, medo e evidencias de déficits de aprendizagem nos corredores das escolas que perdurará por alguns anos se não for dada atenção a estudantes e professores da educação básica.