A realidade vivenciada nas escolas, após o início da Pandemia da Covid-19, trouxe consigo um conjunto de mudanças que afetou a rotina de todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por gestores e professores no ensino de Ciências, no formato remoto, no município de São Raimundo Nonato-PI. Para isso, buscamos descrever como o ensino remoto ocorre nas escolas municipais de São Raimundo Nonato-PI, identificando que estratégias foram utilizadas pelos professores no ensino de ciências no formato remoto e evidenciar as dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências no ensino remoto. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo descritiva, sendo realizada, inicialmente, a leitura e análise de material já elaborado, como livros, revistas, artigos, periódicos, entre outros, bem como, a aplicação de um questionário, através do Google Forms, com professores e gestores que atuam na rede municipal de ensino. O estudo identificou como estavam sendo desenvolvidas as práticas educativas no período remoto, além dos desafios que existiam acerca da prática educativa no espaço escolar. Todas estas experiências possibilitaram aos profissionais se adaptarem a um novo contexto, desenvolvendo novas práticas para conseguir alcançar os objetivos estabelecidos para o aprendizado dos alunos. É possível dizer que o ensino remoto conseguiu trazer diversas aprendizagens, como utilização de recursos tecnológicos, plataformas digitais, novas formas de comunicação e relacionamento, proporcionando o desenvolvimento de novas habilidades, que impactaram, também, na formação continuada dos professores. Cabe ainda ressaltar, que mesmo com o retorno das atividades presenciais, os conhecimentos adquiridos no decorrer dessa experiência continuem a serem utilizados, e quanto aos recursos tecnológicos, continuem trazendo contribuições para os educadores e alunos.