A proposta deste trabalho é reunir reflexões estabelecidas no âmbito da Rede Estadual de Educação do Estado da Paraíba, tendo como público alvo professores e estudantes da 1ª série do ensino médio, acerca das questões de gênero que se relacionam à formação de professores e a discussão nos espaços escolares tomando como base a implantação do Novo Ensino Médio e do componente curricular projeto de vida. Neste sentido, somamos dois olhares dos envolvidos para refletir sobre a relação entre gênero na visão dos estudantes e professores e formação docente. O ponto convergente é a reflexão aqui desenvolvida: quais práticas pedagógicas são requeridas para construirmos a reflexão, crítica e superação das desigualdades? A partir dessa pergunta iniciamos a pesquisa que aborda a formação docente como elemento central para que a escola seja um espaço de reflexão crítica e superação das desigualdades sexuais e de gênero. Assim, problematizar à docência desde a perspectiva da formação continuada, localizada no contexto de ação profissional é o primeiro ponto deste trabalho. Em seguida, discutiremos o conceito de gênero e as interfaces dessa abordagem: as questões que envolvem a sexualidade, raça e etnia. Num terceiro momento, problematizaremos a prática pedagógica voltada para a equidade de gênero, com base nas pesquisas e experiências já desenvolvidas. Assim, nossa meta é problematizar criticamente a formação de professores para que a equidade de gênero seja orientadora das ações docentes.