No presente artigo, buscamos dialogar com os produtos educacionais dos mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, cujos produtos constituíram o corpus desta investigação. Percorremos os produtos educacionais dos cursos strictu sensu e observamos que esses podem ressignificar as práticas pedagógicas no âmbito das Instituições Educacionais, apresentando diversas justificativas desses materiais de ensino em resposta a diversas problemáticas existentes no contexto educacional. Para isso, analisamos a base legal dos mestrados profissionais Profept e Ppgtec, bem como os produtos educacionais desses mestrados do Ifal e observamos que esses apresentam solução colaborativa, inclusiva, democrática no âmbito da ciência, da cultura, da tecnologia, e do trabalho. Objetiva-se através desse trabalho ampliar a divulgação desses produtos educacionais tanto a nível de Estado quanto a nível Nacional pela motivação das características desses produtos apresentarem caminhos, propostas, modelos de resolução de problemas da educação bem como a relevância desses na pesquisa educacional. Em síntese, buscamos analisar os produtos educacionais nos mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas, o PROFEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) e o PPGTEC (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais). Esses programas têm em comum o desafio de elaborar produtos educacionais que produzam respostas disertas aos problemas colocados nas temáticas do meio ambiente e da educação, respectivamente. O lócus da pesquisa: o Campus Benedito Bentes e o Campus Marechal Deodoro. O método empregado: o qualitativo exploratório.