Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE CLASSE HOSPITALAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90057
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3446
    "inscrito_id" => 8848
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE CLASSE HOSPITALAR"
    "resumo" => "A pesquisa visa compreender como ocorre o processo formativo de professores que atuam em Classe Hospitalar, tendo como pressuposto orientador o reconhecimento da singularidade e da especificidade de atuação nesse contexto. O estudo centra-se no entendimento da formação contínua de professores da Pedagogia Hospitalar, através de uma reflexão sobre os limites, os avanços e as possibilidades nessa área, a partir da perspectiva dos próprios profissionais pesquisados. Deste modo, pretende-se analisar, no âmbito da formação continua e num contexto de ensino-aprendizagem em meio hospitalar, como se formam os professores e que conhecimentos detêm para o exercício da sua prática profissional. Atendendo ao objetivo, optou-se por uma investigação biográfica, com recursos a entrevistas biográficas, para aceder à experiência profissional e ao processo de formação de professores que trabalham em ambiente hospitalar. Os resultados confirmam que os saberes docentes são constituídos ao longo da vida, num processo de educação permanente, influenciado pelo contexto sócio-histórico e pelas pessoas a que se encontram diariamente. Dentre as principais conclusões abstraídas da pesquisa, constam que os caminhos de apoio e entreajuda, os ambientes cooperativos, as relações cultivadas e, o próprio movimento de reflexividade, são por natureza, locais para o desenvolvimento de potencialidades formativas e de natureza da formação experiencial. O estudo visa a construção de conhecimento científico que possa ser socialmente relevante e útil para formadores de professores e professoras que atuam em ambiente hospitalar, com crianças e adolescentes enfermos, sobretudo, para que possam ressignificar suas práticas e experiências no cotidiano das suas profissões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8848_TB3446_05092022233351.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZINHA DE FÁTIMA VALE PORTO SMITH"
    "autor_nome_curto" => "TEREZINHA SMITH"
    "autor_email" => "terezinhasmith@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90057
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3446
    "inscrito_id" => 8848
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE CLASSE HOSPITALAR"
    "resumo" => "A pesquisa visa compreender como ocorre o processo formativo de professores que atuam em Classe Hospitalar, tendo como pressuposto orientador o reconhecimento da singularidade e da especificidade de atuação nesse contexto. O estudo centra-se no entendimento da formação contínua de professores da Pedagogia Hospitalar, através de uma reflexão sobre os limites, os avanços e as possibilidades nessa área, a partir da perspectiva dos próprios profissionais pesquisados. Deste modo, pretende-se analisar, no âmbito da formação continua e num contexto de ensino-aprendizagem em meio hospitalar, como se formam os professores e que conhecimentos detêm para o exercício da sua prática profissional. Atendendo ao objetivo, optou-se por uma investigação biográfica, com recursos a entrevistas biográficas, para aceder à experiência profissional e ao processo de formação de professores que trabalham em ambiente hospitalar. Os resultados confirmam que os saberes docentes são constituídos ao longo da vida, num processo de educação permanente, influenciado pelo contexto sócio-histórico e pelas pessoas a que se encontram diariamente. Dentre as principais conclusões abstraídas da pesquisa, constam que os caminhos de apoio e entreajuda, os ambientes cooperativos, as relações cultivadas e, o próprio movimento de reflexividade, são por natureza, locais para o desenvolvimento de potencialidades formativas e de natureza da formação experiencial. O estudo visa a construção de conhecimento científico que possa ser socialmente relevante e útil para formadores de professores e professoras que atuam em ambiente hospitalar, com crianças e adolescentes enfermos, sobretudo, para que possam ressignificar suas práticas e experiências no cotidiano das suas profissões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8848_TB3446_05092022233351.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZINHA DE FÁTIMA VALE PORTO SMITH"
    "autor_nome_curto" => "TEREZINHA SMITH"
    "autor_email" => "terezinhasmith@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A pesquisa visa compreender como ocorre o processo formativo de professores que atuam em Classe Hospitalar, tendo como pressuposto orientador o reconhecimento da singularidade e da especificidade de atuação nesse contexto. O estudo centra-se no entendimento da formação contínua de professores da Pedagogia Hospitalar, através de uma reflexão sobre os limites, os avanços e as possibilidades nessa área, a partir da perspectiva dos próprios profissionais pesquisados. Deste modo, pretende-se analisar, no âmbito da formação continua e num contexto de ensino-aprendizagem em meio hospitalar, como se formam os professores e que conhecimentos detêm para o exercício da sua prática profissional. Atendendo ao objetivo, optou-se por uma investigação biográfica, com recursos a entrevistas biográficas, para aceder à experiência profissional e ao processo de formação de professores que trabalham em ambiente hospitalar. Os resultados confirmam que os saberes docentes são constituídos ao longo da vida, num processo de educação permanente, influenciado pelo contexto sócio-histórico e pelas pessoas a que se encontram diariamente. Dentre as principais conclusões abstraídas da pesquisa, constam que os caminhos de apoio e entreajuda, os ambientes cooperativos, as relações cultivadas e, o próprio movimento de reflexividade, são por natureza, locais para o desenvolvimento de potencialidades formativas e de natureza da formação experiencial. O estudo visa a construção de conhecimento científico que possa ser socialmente relevante e útil para formadores de professores e professoras que atuam em ambiente hospitalar, com crianças e adolescentes enfermos, sobretudo, para que possam ressignificar suas práticas e experiências no cotidiano das suas profissões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.