O presente estudo visa discutir a introdução das Ações Afirmativas adotadas pela Universidade Federal de Alagoas a partir de 2003. Discorre brevemente sobre a inserção e desenvolvimento do ensino superior no Brasil, observando as particularidades do estado de Alagoas. Toma as políticas de ação afirmativa como elementos peculiares a construção de uma sociedade livre de qualquer forma de discriminação. Discute alguns elementos históricos e socioeconômicos presentes no surgimento do estado de Alagoas. As ações afirmativas são compreendidas como determinações que objetivam alcançar um grupo particular de indivíduos, ou seja, que foram discriminados no presente ou em algum período específico da história. Sobre o termo “ações Afirmativas”, encontram-se práticas que visam diminuir discrepâncias sociais e, geralmente, derivam de lutas e reinvindicações coletivas. As ações afirmativas distinguem-se das chamadas iniciativas punitivas, pois interferem em favor de indivíduos ou coletivos em situação de discriminação. Podem ser compreendidas tanto como medidas de prevenção, como de reparação. Historicamente, o desenvolvimento de políticas de ações afirmativas não ocorre de forma linear, tendo seu início relacionado a discussão sobre os direitos humanos, retratando constantemente a luta das classes mais vulneráveis. Dentro da perspectiva voltada a construção dos diretos humanos temos, em um primeiro momento, o desenho refletido sob a ótica do desenvolvimento de uma proteção geral da humanidade. Assim nasce a concepção de que todos são igual perante a lei. Esta é a chamada igualdade formal. Assim, a proposta desse artigo é discorrer acerca das políticas de ação afirmativas adotadas pela Universidade Federal de Alagoas em meio ao precário desenvolvimento histórico da educação superior no Brasil. Num primeiro momento, discorremos sobre a inserção da educação formal e do ensino superior no Brasil e as particularidades de Alagoas. Posteriormente, pontuamos sobre a introdução das ações afirmativas no Brasil e a implementação do Programa de Políticas Afirmativas para Afrodescendentes no ensino superior da Ufal.