Esta pesquisa teve como objetivo apresentar os hábitos e comportamentos dos estudantes com o retorno das atividades presenciais depois de vários meses com atividades pedagógicas mediadas pelo ensino remoto. Contudo, identificar as realidades educacionais e desafios enfrentados por professores da rede pública e privada de ensino. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada em uma cidade do sul do Maranhão para colocar em evidência as vivencias na sala de aula e discuti-las sob a luz da literatura pedagógica, tendo como base uma investigação mais próxima dos alunos, pois assim pôde-se verificar melhor como se deu o retorno das aulas presenciais e os comportamentos dos alunos em sala de aula, assim como o desenvolvimento durante a pandemia, dessa maneira foi possível perceber como as novas metodologias do ensino para o novo normal afetaram o desenvolvimento e desempenho escolar fazendo com que houvesse uma maior alternância no contexto educacional. A partir dos resultados, conclui-se que a educação passou por diversos desafios em relação as maneiras de ensinar e concepção dos alunos em sala de aula, pois o desenvolvimento das práticas pedagógicas para esse público teve que ser alterada levando os educadores a repensar sobre novas formas de ensinar.