Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AÇÃO PEDAGÓGICA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: SANTO ANDRÉ E ALAGOAS EM FOCO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como professores da rede pública, que atuam na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), em diferentes redes, significam a sua atividade docente. A perspectiva teórico-metodológica adotada é da psicologia histórico-cultural. As informações foram coletadas mediante entrevista junto a duas educadoras, uma que atua no município de Santo André, Grande São Paulo, e outra vinculada à rede estadual de Alagoas. As entrevistas são do tipo não estruturadas, com o intuito de dar liberdade às pessoas para falar, enquanto para análise emprega-se a Análise Temática, por esta considerar o discurso como ferramenta de produção de dados. Ao se fazer um resgate legal sobre a temática, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, sancionada em 2001, estabelece a aprendizagem cooperativa para todos em sala de aula regular, mas também permite que haja um espaço específico, de caráter “preparatório”, para o acesso a sala comum, na possibilidade de existência de salas especiais em caráter transitório. Com a promulgação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em 2008, a Educação Especial passa a ser entendida como uma modalidade transversal, que perpassa todas as etapas e modalidades de educação. Sob essas condições, mesmo havendo marcos legais de âmbito nacional, nota-se que existem diferenças regionais na sua aplicação, como público atendido e concepções teórico-metodológicas adotadas. Emerge, das falas das educadoras entrevistadas, a descrição de um cenário de atendimento que mudou com os anos em sua forma, junto às normativas, uma vez que ambas as redes contam com mais recursos e profissionais, mas que, quando se analisa seu conteúdo, ainda não se nota significativas alterações atitudinais, de possibilidade de acolhimento a todos e de trabalho com as desigualdades sociais que constituem nosso país.

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