ADULTOS COMO PARCEIROS DE EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DA REDE DE MACEIÓ
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89801 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3141 "inscrito_id" => 12768 "titulo" => "ADULTOS COMO PARCEIROS DE EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DA REDE DE MACEIÓ" "resumo" => "A pesquisa intitulada “Adultos como parceiros de experiências das crianças na Educação Infantil” tem como objetivo investigar os modos pelos quais os/as adultos/as de uma unidade de Educação Infantil da rede municipal de Maceió participam como enriquecedores das experiências das crianças. Tendo as Pedagogias e os Estudos Sociais da Infância como referencial de base, procuramos responder a seguinte questão: em que medida os adultos de uma determinada instituição de Educação Infantil da rede municipal de Maceió contribuem para fomentar experiências promotoras de aprendizagens na vida das crianças pequenas? Trata-se de uma pesquisa exploratória nos moldes de um estudo de caso. Para a coleta de dados, estão sendo considerados momentos de observação de práticas educativas, registros em diário de campo e análise do planejamento docente de professores e professoras de uma instituição de Educação Infantil. Inferimos que os adultos podem ser importantes parceiros e promotores de experiências das crianças no cotidiano das instituições de Educação Infantil, mas que esse papel envolve escuta, olhar atento, planejamento flexível e formação continuada e em serviço como alternativas para a construção de outras performances possíveis e pautadas nos direitos das crianças e que respeitem as culturas da infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63a2edc203519_21122022082802.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-21 08:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLLANE SYNARA ASSIS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CHARLLANE" "autor_email" => "synany@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89801 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3141 "inscrito_id" => 12768 "titulo" => "ADULTOS COMO PARCEIROS DE EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DA REDE DE MACEIÓ" "resumo" => "A pesquisa intitulada “Adultos como parceiros de experiências das crianças na Educação Infantil” tem como objetivo investigar os modos pelos quais os/as adultos/as de uma unidade de Educação Infantil da rede municipal de Maceió participam como enriquecedores das experiências das crianças. Tendo as Pedagogias e os Estudos Sociais da Infância como referencial de base, procuramos responder a seguinte questão: em que medida os adultos de uma determinada instituição de Educação Infantil da rede municipal de Maceió contribuem para fomentar experiências promotoras de aprendizagens na vida das crianças pequenas? Trata-se de uma pesquisa exploratória nos moldes de um estudo de caso. Para a coleta de dados, estão sendo considerados momentos de observação de práticas educativas, registros em diário de campo e análise do planejamento docente de professores e professoras de uma instituição de Educação Infantil. Inferimos que os adultos podem ser importantes parceiros e promotores de experiências das crianças no cotidiano das instituições de Educação Infantil, mas que esse papel envolve escuta, olhar atento, planejamento flexível e formação continuada e em serviço como alternativas para a construção de outras performances possíveis e pautadas nos direitos das crianças e que respeitem as culturas da infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63a2edc203519_21122022082802.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-21 08:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLLANE SYNARA ASSIS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CHARLLANE" "autor_email" => "synany@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }