Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE DISCENTES: NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Este estudo tem como finalidade investigar e analisar os conhecimentos prévios apresentados por discentes matriculados em uma disciplina de Neurociência Aplicada à Educação, de um Programa de mestrado profissional em uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para propor estudos posteriores que contribuam com a formação docente. Na metodologia de natureza qualitativa, apresentamos os dados obtidos nos seguintes questionamentos: O que é neurociência? O que é neurociência cognitiva? Foram analisadas as respostas de 14 discentes, mediante a Análise Textual Discursiva (ATD) de (MORAES E GALIAZZI, 2020). Com base nas respostas, os acadêmicos entendem que a neurociência estuda o funcionamento do sistema nervoso, partindo do estudo dos neurônios (micro) até o cérebro (macro), que os neurônios são células responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. Portanto, se faz necessário estudar a funcionalidade dos neurônios para compreendermos a ação do cérebro. Também enfatizaram que o estudo da neurociência evoluiu muito nos últimos anos com o conhecimento da anatomia do cérebro, sendo possível observar as funções cerebrais (fisiologia), analisar como ele implica e se desenvolve nas áreas comportamentais, emocionais e cognitivas, levando ao estudo da memória, do raciocínio e da aprendizagem e como este estudo pode contribuir para o ensino e aprendizagem, podendo destacar que o sistema nervoso é capaz de se adaptar e se moldar de acordo com o meio em que está inserido, criando conexões entre os neurônios durante toda a vida. Desta forma, concluímos que alguns dos participantes precisam reelaborar os seus conhecimentos prévios, para entender que a Neurociência se dedica ao estudo do sistema nervoso e suas funcionalidades, sendo imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem.Estudos relacionados a Neurociência aplicada à Educação apresenta crescimento significativo, com isso pesquisas evidenciam as contribuições para o desenvolvimen" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID18277_TB4879_01122022213836.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE CARDOSO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "REGIANE" "autor_email" => "regi_anecp@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91010 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4879 "inscrito_id" => 18277 "titulo" => "CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE DISCENTES: NEUROCIÊNCIA COGNITIVA" "resumo" => "Estudos relacionados a Neurociência aplicada à Educação apresenta crescimento significativo, com isso pesquisas evidenciam as contribuições para o desenvolvimento de práticas docentes inovadoras e que favoreçam o entendimento de como ocorre o processo de aprendizagem. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Estudos relacionados a Neurociência aplicada à Educação apresenta crescimento significativo, com isso pesquisas evidenciam as contribuições para o desenvolvimento de práticas docentes inovadoras e que favoreçam o entendimento de como ocorre o processo de aprendizagem. Este estudo tem como finalidade investigar e analisar os conhecimentos prévios apresentados por discentes matriculados em uma disciplina de Neurociência Aplicada à Educação, de um Programa de mestrado profissional em uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para propor estudos posteriores que contribuam com a formação docente. Na metodologia de natureza qualitativa, apresentamos os dados obtidos nos seguintes questionamentos: O que é neurociência? O que é neurociência cognitiva? Foram analisadas as respostas de 14 discentes, mediante a Análise Textual Discursiva (ATD) de (MORAES E GALIAZZI, 2020). Com base nas respostas, os acadêmicos entendem que a neurociência estuda o funcionamento do sistema nervoso, partindo do estudo dos neurônios (micro) até o cérebro (macro), que os neurônios são células responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. Portanto, se faz necessário estudar a funcionalidade dos neurônios para compreendermos a ação do cérebro. Também enfatizaram que o estudo da neurociência evoluiu muito nos últimos anos com o conhecimento da anatomia do cérebro, sendo possível observar as funções cerebrais (fisiologia), analisar como ele implica e se desenvolve nas áreas comportamentais, emocionais e cognitivas, levando ao estudo da memória, do raciocínio e da aprendizagem e como este estudo pode contribuir para o ensino e aprendizagem, podendo destacar que o sistema nervoso é capaz de se adaptar e se moldar de acordo com o meio em que está inserido, criando conexões entre os neurônios durante toda a vida. Desta forma, concluímos que alguns dos participantes precisam reelaborar os seus conhecimentos prévios, para entender que a Neurociência se dedica ao estudo do sistema nervoso e suas funcionalidades, sendo imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem.

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