Estudos relacionados a Neurociência aplicada à Educação apresenta crescimento significativo, com isso pesquisas evidenciam as contribuições para o desenvolvimento de práticas docentes inovadoras e que favoreçam o entendimento de como ocorre o processo de aprendizagem. Este estudo tem como finalidade investigar e analisar os conhecimentos prévios apresentados por discentes matriculados em uma disciplina de Neurociência Aplicada à Educação, de um Programa de mestrado profissional em uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para propor estudos posteriores que contribuam com a formação docente. Na metodologia de natureza qualitativa, apresentamos os dados obtidos nos seguintes questionamentos: O que é neurociência? O que é neurociência cognitiva? Foram analisadas as respostas de 14 discentes, mediante a Análise Textual Discursiva (ATD) de (MORAES E GALIAZZI, 2020). Com base nas respostas, os acadêmicos entendem que a neurociência estuda o funcionamento do sistema nervoso, partindo do estudo dos neurônios (micro) até o cérebro (macro), que os neurônios são células responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. Portanto, se faz necessário estudar a funcionalidade dos neurônios para compreendermos a ação do cérebro. Também enfatizaram que o estudo da neurociência evoluiu muito nos últimos anos com o conhecimento da anatomia do cérebro, sendo possível observar as funções cerebrais (fisiologia), analisar como ele implica e se desenvolve nas áreas comportamentais, emocionais e cognitivas, levando ao estudo da memória, do raciocínio e da aprendizagem e como este estudo pode contribuir para o ensino e aprendizagem, podendo destacar que o sistema nervoso é capaz de se adaptar e se moldar de acordo com o meio em que está inserido, criando conexões entre os neurônios durante toda a vida. Desta forma, concluímos que alguns dos participantes precisam reelaborar os seus conhecimentos prévios, para entender que a Neurociência se dedica ao estudo do sistema nervoso e suas funcionalidades, sendo imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem.