As condições de acesso e de permanência de estudantes do Curso de Pedagogia são fundamentais para a formação inicial de futuros profissionais da educação. Nesse sentido, este trabalho indaga sobre dimensões sociais que podem implicar na qualidade dessa formação. O trabalho tem como objetivo apontar articulações entre as categorias de classe, gênero e raça no contexto de acesso e de permanência de estudantes no Curso de Pedagogia. Para tanto, o estudo tem como base a fundamentação teórica das categorias classe, raça e gênero, com ancoragem, respectivamente, nos teóricos Pierre Bourdieu, Heleieth Saffiotti e bell hooks, além de autores que discutem ideias desses referenciais e autores que articulam as categorias centrais do estudo com a formação docente. Após a introdução, o trabalho apresenta e discute as categorias classe, gênero e raça, separadamente, para fins didáticos, e, na sequência, são destacadas as principais ideias conclusivas. Como principal resultado, o estudo aponta a relevância da consideração das categorias em questão para a reflexão sobre condições de acesso e permanência de estudantes no âmbito do Curso de Pedagogia, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista das práticas formativas ensejadas institucionalmente. Embora haja uma vasta produção sobre as categorias centrais deste estudo, o trato de ideias de Bourdieu, Saffiotti e bell hooks indica ser um profícuo ponto de partida para a discussão das relações entre classe, gênero e raça e formação docente.