Considerando a importância e potencial educativo da argumentação em questões sócio científicas controversas, com vistas à formação cidadã e à alfabetização científica, este trabalho se propõe examinar as relações dos professores de biologia com um tema ambiental de importantes implicações culturais, sociais e econômicas para a comunidade local. O objetivo proposto foi examinar como os professores de biologia reconhecem, se posicionam e argumentam frente ao debate sócio científico da monocultura do eucalipto na região. Nesse trabalho, utilizamos a análise do discurso para examinarmos situações argumentativas, forjadas em um grupo focal, constituído por sete professores de biologia de escolas públicas e privadas da cidade de Teixeira de Freitas, BA, em que foram discutidas questões relativas à “monocultura do eucalipto na região extremo sul da Bahia”. Foram apresentados a eles cinco vídeos que tiveram diferentes posicionamentos frente ao tema de atores sociais, técnicos, científicos e a presença de conceitos de biologia e ecologia. Utilizamos os estudos de Bruner (2002), para analisarmos o discurso desses professores do ponto de vista do pensamento narrativo e pensamento paradigmático. Para esse autor, uma boa história e um argumento bem formado são tipos naturais diferentes. Ambos podem ser usados como meio para convencer o outro. O que eles convencem é diferente, os argumentos convencem alguém de sua veracidade, as histórias de sua semelhança com a vida. Nos resultados preliminares constatamos um envolvimento pessoal dos professores com a temática. Os modos de tratar o tema em sua maior parte foram narrativas, histórias contadas por eles, relacionadas ao problema e vivenciados por eles, constatamos também situações argumentativas com evidências em seus argumentos.