A teoria das inteligências múltiplas abordadas por Gardner, Chen, Moran e colaboradores (2010), contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, no desenvolvimento cognitivo do aluno. Tendo em vista as discussões sobre a contextualização e aplicação dos professores sobre esses métodos de ensino, para repensarem suas práticas pedagógicas, e alcançarem diferentes aprendizagens. O presente estudo, tem como objetivo verificar o entendimento sobre o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, explicando as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do discente na sala de aula. No entanto, observa-se que a inteligência não está ligada somente a lógica matemática e a linguística; há existência de oito inteligências múltiplas que o estudante pode sobressair durante sua formação, enquanto ser pensante, crítico e reflexivo na sociedade, desmistificando a concepção da atualidade que se introduziu ao senso comum sobre ser ou não ser uma pessoa inteligente. Os procedimentos abordados possibilitaram uma inovação nas maneiras existentes de demonstrar a inteligência e as práticas educacionais contemporâneas, atualmente os métodos de ensino e avaliação aplicados aos alunos são universais, pois apresentam várias maneiras de aprender. A metodologia utilizada para o estudo foi por meio de pesquisa de caráter qualitativa, por intermédio de um questionário como instrumento de coleta de dados, que reincidiu no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos sujeitos da pesquisa. A relevância deste estudo está no intuito de orientar os indivíduos que através das I. M, o ser humano consegue se desenvolver melhor.