RESUMO A Reflexão podemos colocar aqui da Justiça Restaurativa, como uma técnica utilizada para solucionar os conflitos, uma estratégia que diferem substancialmente daquelas vividas há alguns poucos anos, quando o modo de se pensar o mundo e as relações entre os homens eram calcados na dicotomia entre o certo e o errado, o bom e o ruim. Este trabalho tem por finalidade analisar a contribuição de Paulo Freire no movimento de ruptura com as práticas socioeducacionais de exclusão rumo à construção de paz. Este é um estudo qualitativo, num estudo de caso, a partir de observações e diálogos com os diversos autores. Realizamos essa pesquisa numa escola no município de Olinda – PE, escola que trabalha o protagonismo juvenil e seus significados, políticos, pedagógicos e sociais de forma qualitativa através de ações realizadas na escola com um grupo inicialmente de alunas . Assim acreditamos que refletir sobre o protagonismo juvenil e o empoderamento feminino frente aos conflitos hoje nas escolas foi um fato que contribuiu para a necessidade da construção de nosso projeto e constatamos que as práticas restaurativas, por meio de seus feixes de ações, contribuem de modo eficaz para que a Educação e a Justiça Restaurativa e assim cumprir com sua função pedagógica, social e libertadora, transmitindo valores, possibilitando o empoderamento consciente de todos envolvidos numa situação de conflito e a restauração do valor da justiça. Palavras Chaves: Justiça Restaurativa, cultura de paz, Educação Libertadora