O sistema de educacional tem passado por grandes desafios e transformações que transpassam diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, tendo a escola um papel fundamental na adaptação do ensino e da dinâmica escolar à tais transformações. Diante desse contexto, objetiva-se com este trabalho apresentar um relato de atividade prática interativa de Ciências, desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Cabedelo-PB, em sistema de aula remota síncrona. A aula sobre os tipos de folhas, conteúdo de botânica adaptado à esse nível de ensino, foi proposta na perspectiva de ensino a distância, durante o período da pandemia, tendo como elementos básicos no desenvolvimento da atividade prática a observação de diferentes estruturas e formatos das folhas em associação à aptidão de desenho. Para execução, utilizou-se a plataforma Google Meet, na qual os estudantes puderam acompanhar os diferentes tipos e formatos de folhas apresentados, desenhando-os em seus cadernos. A aula em questão, culminou em um desenho final de um tipo de folha de uma planta na qual o estudante tivesse acesso em sua própria casa. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta atividade prática interativa mostram evidências favoráveis à experiência de sua execução no ensino remoto emergencial, mostrando que em esta aula, a participação dos estudantes foi muito maior às anteriores.