O estudo aqui desenvolvido parte de uma inquietação sobre as concepções de educação, bem com o diálogo dessas com as bases epistêmicas das didáticas específicas do curso de Pedagogia, uma vez que estas têm como objeto de estudo os conteúdos que são ensinados, considerando o perfil epistemológico e sua articulação com nível de escolarização, bem como as especificidades individuais e sociais do aluno. Portanto, este tem por objetivo analisar as concepções de educação que se observam no encaminhamento teórico-metodológico das Didáticas Específicas, bem como as bases epistêmicas que conduzem os saberes nas Didáticas Específicas relativo ao tratamento dos conceitos e fundamentações teóricas sobre as concepções de educação, bem nos encaminhamentos teórico-metodológicos das Didáticas Específicas. O estudo ocorreu através de uma pesquisa documental, buscando no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de 04 Instituições de Ensino Superior/ IES, da Região Metropolitana do Recife, o critério de escolha destas IES foi conduzido pela oferta de curso maior de 10 anos, bem como o conceito de curso seja igual ou maior ao conceito 04. Através da pesquisa documental esta buscou analisar nas ementas das Didáticas Específicas a concepção de educação que fundamenta os encaminhamento teórico-metodológico e, em seus desdobramentos, o referido perfil epistemológico articulado aos níveis de escolarização e modalidades de ensino em que atuam o pedagogo no campo da docência