O envelhecimento populacional é evento global no qual o Brasil vem vivenciando o aumento da população idosa e, com isso, a necessidade de ampliação de práticas e políticas sociais que atendam às demandas desse processo da vida e dos indivíduos que nele se encontram. Nessa perspectiva faz-se necessário ressaltar que a pessoa idosa não necessita apenas de medidas assistencialistas, mas de medidas inclusivas e que estimulem sua autonomia. A contação de histórias e a cantação de músicas, medidas não farmacológicas, podem contribuir para o resgate e/ou fortalecimento da autoestima, uma vez que proporcionam a estimulação cognitiva e o bem-estar, impactando positivamente na qualidade de vida das pessoas. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, onde estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) descrevem a vivência oportunizada pelo projeto de extensão “Valorização da Memória Contada e Cantada como Estratégia na Atenção Básica à Saúde para Resgate da Autoestima e Empoderamento de Idosos”, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de João Pessoa, Paraíba, de junho à novembro de 2017. As ações propostas pela equipe de extensionistas incluíram oficinas estimulando a contação de histórias pelos participantes do projeto e cirandas com músicas de antigamente. Alternativamente, também foram usados jogos de quebra-cabeça para estimular a participação. O resultado do projeto foi satisfatório, pois os encontros permitiram a criação de vínculos, houve boa aceitação das atividades propostas e um importante espaço de compartilhamento de experiências de vida foi gerado. Ao final, ficou nítido que o apoio social oferecido pelo grupo proporcionou um sentimento de gratidão entre os envolvidos. A partir de práticas baseadas na integralidade, subjetividade e individualidade do sujeito, a parceria ainda enriqueceu a formação das extensionistas e contribuiu com novas estratégias para o trabalho dos profissionais da Unidade de Saúde.