ESTE ESTUDO SE BASEIA NAS ABORDAGENS TEÓRICAS DOS ESTUDOS DE GÊNERO, DOS ESTUDOS CULTURAIS E DOS ESTUDOS SOCIAIS DA INFÂNCIA. O FOCO FORAM OS MAUS-TRATOS EMOCIONAIS E OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIAS DE GÊNERO, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS, VERIFICANDO DE QUE MODO ELAS VIAM E INTERPRETAVAM AS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E COMO TAIS SITUAÇÕES REVERBERAVAM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. DESENVOLVEU-SE POR MEIO DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS QUE SE DEU A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL E DE RODAS DE CONVERSA COM GRUPOS DE CRIANÇAS DE CINCO ANOS DE IDADE DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS CRIANÇAS RECONHECEM E DENUNCIAM PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DOMÉSTICO, COMO AGRESSÕES VERBAIS E/OU FÍSICAS ÀS MULHERES DE SUAS FAMÍLIAS, MAS JÁ VÊM SENDO TRATADA DE MANEIRA NATURALIZADA PELA ÓTICA INFANTIL.