O ensino de Anatomia Humana apresenta desafios no tocante à abordagem dos assuntos, por compreender muitos termos e tipos de estruturas que, por vezes, podem dificultar o entendimento dos(as) estudantes. Sabendo disso, é importante que se pense em estratégias que diminuam essas barreiras. Este trabalho objetivou relatar a experiência vivenciada por estudantes numa atividade prática desenvolvida no âmbito da disciplina de Anatomia Humana do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE). A proposta foi intitulada “Anatomia Modelada”, uma vez que foram utilizadas massinhas de modelar para construir estruturas anatômicas do Sistema Esquelético, especificamente, ossos da cabeça, da mão e do pé. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de relatos de experiências. A prática foi desenvolvida com 22 licenciandos, no semestre 2022.1, articulando-se à teoria vista em aulas anteriores e facilitando a assimilação e a aprendizagem dos variados nomes e tipos de ossos. Para execução, os(as) discentes foram divididos em grupos de até três pessoas. Ressalta-se que os aspectos éticos e legais exigidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) foram respeitados nessa investigação. Durante a realização da atividade, percebeu-se que os(as) licenciando(as) consideraram-na divertida e facilitadora, destacando que ela possibilita melhor compreensão do conteúdo. Os resultados sinalizam que a vivência com atividades práticas para estudar o Sistema Esquelético, sobretudo as que incluem propostas de “mão na massa”, contribuem para que os(as) licenciandos se aproximem dos assuntos e para que consigam desenvolver/replicar estratégias e metodologias na sala de aula da Educação Básica, em Ciências e/ou Biologia, quando estiverem como professores(as). Considera-se que esses momentos precisam estar mais presentes na formação de professores(as) e que a utilização de atividades dessa natureza pode refletir positivamente na prática pedagógica desses futuros(as) docentes.