ÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87313 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 448 "inscrito_id" => 1035 "titulo" => "ÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal discutir os problemas ético-filosóficos referentes à experimentação animal, destacando o papel das Questões Sociocientíficas (QSC) para o Ensino de Ciências Naturais. A utilização de animais não-humanos em experimentos científicos é prática comum nos laboratórios de pesquisa, a qual invariavelmente acarreta sofrimento e sacrifício de boa parte dos animais utilizados, ocasionando, assim, uma série de discussões éticas. A justificativa para a utilização de animais não-humanos em experimentos gira em torno da necessidade de testes de medicamentos e outras substâncias previamente à testagem em seres humanos. Filósofos e ativistas dos Direitos dos Animais, como Peter Singer (1975), Gary Francione (2013) e Tom Regan (2006), entre outros, fazem duras críticas a tais práticas, enfatizando que, na maioria dos casos, a utilização de animais não-humanos é evitável e traz mais sofrimento desnecessário do que resultados positivos. Considerando o papel das questões éticas na Ciência e a importância da Educação Científica, faz-se urgente pensar criticamente determinadas práticas realizadas no contexto científico e as consequências que tais práticas trazem para nosso meio social. Uma vez que a problemática da experimentação animal diz respeito ao desenvolvimento da ciência é importante pensarmos como é possível abordá-la enquanto uma Questão Sociocientífica, o que além de apresentar outro viés da alfabetização científica também possibilita a interdisciplinaridade, visando como salienta Pérez (2012) evitar o reducionismo técnico das disciplinas, posto que os problemas de ordem científica e tecnológica estão relacionados a várias dimensões sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1035_TB448_03062022113254.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARIEL ANTONIO GIAROLO" "autor_nome_curto" => "KARIEL ANTONIO" "autor_email" => "karielgiarolo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87313 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 448 "inscrito_id" => 1035 "titulo" => "ÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal discutir os problemas ético-filosóficos referentes à experimentação animal, destacando o papel das Questões Sociocientíficas (QSC) para o Ensino de Ciências Naturais. A utilização de animais não-humanos em experimentos científicos é prática comum nos laboratórios de pesquisa, a qual invariavelmente acarreta sofrimento e sacrifício de boa parte dos animais utilizados, ocasionando, assim, uma série de discussões éticas. A justificativa para a utilização de animais não-humanos em experimentos gira em torno da necessidade de testes de medicamentos e outras substâncias previamente à testagem em seres humanos. Filósofos e ativistas dos Direitos dos Animais, como Peter Singer (1975), Gary Francione (2013) e Tom Regan (2006), entre outros, fazem duras críticas a tais práticas, enfatizando que, na maioria dos casos, a utilização de animais não-humanos é evitável e traz mais sofrimento desnecessário do que resultados positivos. Considerando o papel das questões éticas na Ciência e a importância da Educação Científica, faz-se urgente pensar criticamente determinadas práticas realizadas no contexto científico e as consequências que tais práticas trazem para nosso meio social. Uma vez que a problemática da experimentação animal diz respeito ao desenvolvimento da ciência é importante pensarmos como é possível abordá-la enquanto uma Questão Sociocientífica, o que além de apresentar outro viés da alfabetização científica também possibilita a interdisciplinaridade, visando como salienta Pérez (2012) evitar o reducionismo técnico das disciplinas, posto que os problemas de ordem científica e tecnológica estão relacionados a várias dimensões sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1035_TB448_03062022113254.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARIEL ANTONIO GIAROLO" "autor_nome_curto" => "KARIEL ANTONIO" "autor_email" => "karielgiarolo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }