Artigo Anais do IX CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

IDOSOS ON-LINE: NOVAS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DA PESSOA IDOSA FRENTE A COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento
"2022-09-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87193
    "edicao_id" => 296
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 1637
    "titulo" => "IDOSOS ON-LINE: NOVAS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DA PESSOA IDOSA FRENTE A COVID-19"
    "resumo" => "O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e exige desenvolvimento de ações que o promovam de maneira ativa (UNESCO, 2016). A expansão tecnológica abre novos caminhos e a inclusão digital é identificada como uma ferramenta importante na redução das desigualdades sociais. As Universidades Abertas à Terceira Idade e seu papel inclusivo direcionado à pessoa idosa possibilitam o aprofundamento de conhecimentos em diversas áreas de interesse e trocas de experiências intergeracionais. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH - USP tem em seu Programa USP 60+, o Projeto Idosos On-line. Destinado ao letramento e a alfabetização digital desde 2009. No início de 2020 com a pandemia, novas dinâmicas foram formuladas e o processo passou a ser on-line. Foi utilizado modelo de ensino desenvolvido para o Projeto (Cliquet et al, 2020) e a avaliação é realizada por entrevista individual online em pré e pós-teste. No momento da Covid-19, o objetivo do programa foi fornecer subsídios básicos aos alunos da USP60+|EACH, com a expectativa de facilitar o contato com familiares e amigos, assim como, oferecer a continuidade das oficinas àqueles que já faziam parte dos programas. Além dos conteúdos elaborados foram incluídos temas sugeridos pelos grupos de alunos idosos levando-se em conta o propósito e a vontade do que aprender (Cachioni et al, 2015) Participaram 53 alunos idosos divididos em: a) Turma Básica e, b) Turma Avançado, de ambos os sexos. Mesmo com os resultados ainda em análise, o programa demonstrou as diversas possibilidades de promover ações para facilitar aprendizagens, socialização e melhora na qualidade de vida dessa população, mesmo mantendo-se o distanciamento físico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV179_MD1_ID1637_TB668_17062022173513.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 10:30:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN CLIQUET"
    "autor_nome_curto" => "Lilian Cliquet"
    "autor_email" => "l235177@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-ix-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais do IX CIEH"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6329b6098798e_20092022094601.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-23"
    "edicao_publicada_em" => "2022-09-13 15:29:52"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87193
    "edicao_id" => 296
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 1637
    "titulo" => "IDOSOS ON-LINE: NOVAS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DA PESSOA IDOSA FRENTE A COVID-19"
    "resumo" => "O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e exige desenvolvimento de ações que o promovam de maneira ativa (UNESCO, 2016). A expansão tecnológica abre novos caminhos e a inclusão digital é identificada como uma ferramenta importante na redução das desigualdades sociais. As Universidades Abertas à Terceira Idade e seu papel inclusivo direcionado à pessoa idosa possibilitam o aprofundamento de conhecimentos em diversas áreas de interesse e trocas de experiências intergeracionais. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH - USP tem em seu Programa USP 60+, o Projeto Idosos On-line. Destinado ao letramento e a alfabetização digital desde 2009. No início de 2020 com a pandemia, novas dinâmicas foram formuladas e o processo passou a ser on-line. Foi utilizado modelo de ensino desenvolvido para o Projeto (Cliquet et al, 2020) e a avaliação é realizada por entrevista individual online em pré e pós-teste. No momento da Covid-19, o objetivo do programa foi fornecer subsídios básicos aos alunos da USP60+|EACH, com a expectativa de facilitar o contato com familiares e amigos, assim como, oferecer a continuidade das oficinas àqueles que já faziam parte dos programas. Além dos conteúdos elaborados foram incluídos temas sugeridos pelos grupos de alunos idosos levando-se em conta o propósito e a vontade do que aprender (Cachioni et al, 2015) Participaram 53 alunos idosos divididos em: a) Turma Básica e, b) Turma Avançado, de ambos os sexos. Mesmo com os resultados ainda em análise, o programa demonstrou as diversas possibilidades de promover ações para facilitar aprendizagens, socialização e melhora na qualidade de vida dessa população, mesmo mantendo-se o distanciamento físico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV179_MD1_ID1637_TB668_17062022173513.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 10:30:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN CLIQUET"
    "autor_nome_curto" => "Lilian Cliquet"
    "autor_email" => "l235177@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-ix-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais do IX CIEH"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6329b6098798e_20092022094601.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-23"
    "edicao_publicada_em" => "2022-09-13 15:29:52"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de setembro de 2022

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e exige desenvolvimento de ações que o promovam de maneira ativa (UNESCO, 2016). A expansão tecnológica abre novos caminhos e a inclusão digital é identificada como uma ferramenta importante na redução das desigualdades sociais. As Universidades Abertas à Terceira Idade e seu papel inclusivo direcionado à pessoa idosa possibilitam o aprofundamento de conhecimentos em diversas áreas de interesse e trocas de experiências intergeracionais. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH - USP tem em seu Programa USP 60+, o Projeto Idosos On-line. Destinado ao letramento e a alfabetização digital desde 2009. No início de 2020 com a pandemia, novas dinâmicas foram formuladas e o processo passou a ser on-line. Foi utilizado modelo de ensino desenvolvido para o Projeto (Cliquet et al, 2020) e a avaliação é realizada por entrevista individual online em pré e pós-teste. No momento da Covid-19, o objetivo do programa foi fornecer subsídios básicos aos alunos da USP60+|EACH, com a expectativa de facilitar o contato com familiares e amigos, assim como, oferecer a continuidade das oficinas àqueles que já faziam parte dos programas. Além dos conteúdos elaborados foram incluídos temas sugeridos pelos grupos de alunos idosos levando-se em conta o propósito e a vontade do que aprender (Cachioni et al, 2015) Participaram 53 alunos idosos divididos em: a) Turma Básica e, b) Turma Avançado, de ambos os sexos. Mesmo com os resultados ainda em análise, o programa demonstrou as diversas possibilidades de promover ações para facilitar aprendizagens, socialização e melhora na qualidade de vida dessa população, mesmo mantendo-se o distanciamento físico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.