ESTIMULAR O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS SOBRE O CONSUMO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86921 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "ESTIMULAR O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS SOBRE O CONSUMO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "Ainda que haja um consenso sobre os benefícios de uma boa alimentação na saúde, tal conhecimento não é suficiente para escolha de alimentos saudáveis. A obesidade, hipertensão e diabetes, são problemas crescentes em nossa sociedade e associados ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. Estes se caracterizam por serem formulações industriais muito palatáveis, ricos em açúcares, gorduras e com elevados índices de sódio o qual está diretamente relacionado a problemas de hipertensão arterial. Este trabalho teve como objetivo estimular o senso crítico dos alunos a respeito do teor de sódio existente nos alimentos através da investigação, sensibilizando para um consumo consciente. O estudo constou de três etapas: 1) análise dos rótulos dos alimentos consumidos para avaliar a quantidade de sódio; 2) elaboração de uma pesquisa para investigar a percepção do consumo de sódio pelas pessoas do círculo de convivência de cada estudante; 3) debate dos resultados observados e criação de um infográfico educacional. Observando os rótulos dos alimentos, 89,1 e 84,26% dos alunos apontaram o macarrão instantâneo e condimento em pó industrializado, respectivamente, como alimentos com alto teor de sódio e que faziam parte de sua alimentação. Sobre a percepção das 386 pessoas que participaram da pesquisa, 79,5% acreditavam que o consumo excessivo de sódio era prejudicial à saúde, 38,9% não conheciam os alimentos ricos em sódio, 70% afirmaram ter histórico de hipertensão arterial em suas famílias, porém, apenas 31,9% delas declararam estar atentas ao consumo deste mineral em sua dieta. A metodologia utilizada para a abordagem do assunto foi considerada interessante ou muito interessante para 97,22% dos estudantes. Além do mais, 76,66 dos alunos declararam que pretendem prestar mais atenção em sua alimentação. Os resultados obtidos mostram a importância da utilização de metodologias no ensino que corroborem com a conscientização dos alunos sobre o consumo de sódio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID62_TB115_20082022214354.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURICI MARIA PIRES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURICI" "autor_email" => "lauricipires@recife.ifpe." "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86921 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "ESTIMULAR O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS SOBRE O CONSUMO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "Ainda que haja um consenso sobre os benefícios de uma boa alimentação na saúde, tal conhecimento não é suficiente para escolha de alimentos saudáveis. A obesidade, hipertensão e diabetes, são problemas crescentes em nossa sociedade e associados ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. Estes se caracterizam por serem formulações industriais muito palatáveis, ricos em açúcares, gorduras e com elevados índices de sódio o qual está diretamente relacionado a problemas de hipertensão arterial. Este trabalho teve como objetivo estimular o senso crítico dos alunos a respeito do teor de sódio existente nos alimentos através da investigação, sensibilizando para um consumo consciente. O estudo constou de três etapas: 1) análise dos rótulos dos alimentos consumidos para avaliar a quantidade de sódio; 2) elaboração de uma pesquisa para investigar a percepção do consumo de sódio pelas pessoas do círculo de convivência de cada estudante; 3) debate dos resultados observados e criação de um infográfico educacional. Observando os rótulos dos alimentos, 89,1 e 84,26% dos alunos apontaram o macarrão instantâneo e condimento em pó industrializado, respectivamente, como alimentos com alto teor de sódio e que faziam parte de sua alimentação. Sobre a percepção das 386 pessoas que participaram da pesquisa, 79,5% acreditavam que o consumo excessivo de sódio era prejudicial à saúde, 38,9% não conheciam os alimentos ricos em sódio, 70% afirmaram ter histórico de hipertensão arterial em suas famílias, porém, apenas 31,9% delas declararam estar atentas ao consumo deste mineral em sua dieta. A metodologia utilizada para a abordagem do assunto foi considerada interessante ou muito interessante para 97,22% dos estudantes. Além do mais, 76,66 dos alunos declararam que pretendem prestar mais atenção em sua alimentação. Os resultados obtidos mostram a importância da utilização de metodologias no ensino que corroborem com a conscientização dos alunos sobre o consumo de sódio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID62_TB115_20082022214354.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURICI MARIA PIRES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURICI" "autor_email" => "lauricipires@recife.ifpe." "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }