ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86785 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 674 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho descreve experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, no âmbito escolar, onde propõe-se discorrer sobre a inserção dos ex-bolsistas em sala de aula em uma escola estadual do município de Iguatu-CE. A inserção ocorreu ainda no cenário do ensino remoto, via Google Meet, um momento de dificuldades decorrente da pandemia ocasionada pelo Sars-cov-2. Além dos professores e alunos, os ex-bolsistas também passaram pelo processo de apropriação e estudo sobre as ferramentas digitais, momento em que precisaram se reinventar, em conjunto, com criatividade, para aprenderem sobre a utilização das mídias digitais para prosseguir no compromisso de ensinar e aprender. Tendo como propósito induzir, de forma assertiva, a qualidade da aprendizagem dos alunos, foi necessário explorar pedagogicamente essas ferramentas, ainda que parcela importante dos professores não tenha tido preparação para dominar tais mecanismos digitais, incluindo os ex-bolsistas. Após a suspensão do ensino remoto, os ex-bolsistas foram inseridos, presencialmente, nas escolas, em um contexto mais favorável ao conhecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Disto isso, este relato tem como objetivo partilhar as aprendizagens adquiridas na prática docente vivenciada pelos ex-bolsistas junto aos discentes da escola de Educação Básica na abordagem dos conteúdos de Biologia. Como resultado dessa interação, em duas realidades distintas (remoto e presencial) com os alunos, podemos salientar: maior desenvoltura ao falar em público (ainda que de modo remoto), o que facilitou o processo de fala no encontro presencial; aprendizagem e aperfeiçoamento no uso das tecnologias, a fim da sua continuação no modo presencial; melhor visão docente em meios de elaboração e aplicação do conteúdo; lapidação de uma postura mais responsável e respeitosa perante a comunidade escolar. A formação obtida pela atuação no PIBID tornou-se muito gratificante, marcada por muita afetividade e aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID674_TB187_18092022212655.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA RAIANNY HENRIQUE VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LAURA VIEIRA" "autor_email" => "laura.vieira@aluno.uece.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86785 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 674 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho descreve experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, no âmbito escolar, onde propõe-se discorrer sobre a inserção dos ex-bolsistas em sala de aula em uma escola estadual do município de Iguatu-CE. A inserção ocorreu ainda no cenário do ensino remoto, via Google Meet, um momento de dificuldades decorrente da pandemia ocasionada pelo Sars-cov-2. Além dos professores e alunos, os ex-bolsistas também passaram pelo processo de apropriação e estudo sobre as ferramentas digitais, momento em que precisaram se reinventar, em conjunto, com criatividade, para aprenderem sobre a utilização das mídias digitais para prosseguir no compromisso de ensinar e aprender. Tendo como propósito induzir, de forma assertiva, a qualidade da aprendizagem dos alunos, foi necessário explorar pedagogicamente essas ferramentas, ainda que parcela importante dos professores não tenha tido preparação para dominar tais mecanismos digitais, incluindo os ex-bolsistas. Após a suspensão do ensino remoto, os ex-bolsistas foram inseridos, presencialmente, nas escolas, em um contexto mais favorável ao conhecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Disto isso, este relato tem como objetivo partilhar as aprendizagens adquiridas na prática docente vivenciada pelos ex-bolsistas junto aos discentes da escola de Educação Básica na abordagem dos conteúdos de Biologia. Como resultado dessa interação, em duas realidades distintas (remoto e presencial) com os alunos, podemos salientar: maior desenvoltura ao falar em público (ainda que de modo remoto), o que facilitou o processo de fala no encontro presencial; aprendizagem e aperfeiçoamento no uso das tecnologias, a fim da sua continuação no modo presencial; melhor visão docente em meios de elaboração e aplicação do conteúdo; lapidação de uma postura mais responsável e respeitosa perante a comunidade escolar. A formação obtida pela atuação no PIBID tornou-se muito gratificante, marcada por muita afetividade e aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID674_TB187_18092022212655.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA RAIANNY HENRIQUE VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LAURA VIEIRA" "autor_email" => "laura.vieira@aluno.uece.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }