A água é um assunto relevante nos estudos da Educação Ambiental, destacando-se nos dias atuais principalmente no que se refere a crise hídrica que todo o país vem sofrendo. O presente trabalho teve como objetivo apresentar diferentes possibilidades metodológicas para o estudo do contexto da água no que se refere a problemas, soluções e atitudes para a preservação. A aplicação da atividade ocorreu no ensino de biologia em duas turmas de 3ª série. Devido ao período de pandemia, a atividade foi proposta durante o ensino remoto utilizando a plataforma digital “Padlet”. Nela os estudantes deveriam anexar um vídeo que fosse produzido de forma individual. Para a elaboração do vídeo, teriam que escolher uma das seguintes metodologias: caso real próximo ao local de moradia ou que fosse de fácil acesso; vídeo editado com imagens da internet; entrevista com algum morador próximo ou uma encenação teatral com membros da família. Os assuntos que deveriam ser abordados eram: a importância da água para os seres vivos; desperdício de água; impactos ambientais nas águas; alterações climáticas que comprometem o ciclo da água e consequentemente a oferta da água potável. Os resultados dos vídeos mostraram que todas as metodologias foram escolhidas para a apresentação. Alguns mostraram a condição de córregos ou rios, e junto a projetos de escola ou prefeitura trabalharam para a revitalização da mata ciliar. Outros destacaram as condições do local, apresentando as mudanças que os recursos hídricos locais vem sofrendo com o tempo, e como a população vem colaborando pra isso. Diante de situações vivenciadas ou não, os estudantes conseguiram identificar vários problemas gerados aos recursos hídricos, suas consequências, além possibilidades de mudanças de atitudes do homem a partir da Educação Ambiental.