Para o uso adequado dos recursos hídricos pelas sociedades, é necessário que as pessoas sejam educadas ambientalmente para o consumo consciente da água, principalmente, em cidades que enfrentam racionamento. Este trabalho objetivou avaliar numa situação de racionamento de água, o conhecimento de alunos da escola estadual Dr. Elpídio de Almeida (Prata), de Campina Grande, Paraíba, sobre aspectos referentes aos recursos hídricos. Foram entrevistados 98 alunos do ensino médio, com a aplicação de um questionário semiestruturado constituído por 3 questões abertas e 9 afirmativas no modelo da escala de Likert. As idades variaram entre 13 e 20 anos. Os alunos (63,8%) entrevistados afirmaram ter recebido algum conhecimento sobre recursos hídricos na escola, onde 2 ou 3 de seus professores costumam falar em suas aulas sobre esse tema, principalmente, os professores de Geografia, Português e Biologia; 61,9% dos alunos classificaram como pouca ou razoável, a frequência que os seus professores falavam sobre a água. Entretanto, os alunos (62,5%) declararam ter pouco a razoável conhecimento sobre aspectos básicos do ensino sobre a água, tal como o ciclo da água. Tendo pouco ou razoável interesse por se informar sobre notícias ambientais. Cerca de metade deles tem menos conhecimento para assuntos que relacionem a água com problemas ambientais que envolvem o solo e, 76,6% não se percebem como poluidores do ambiente aquático. Os resultados revelam a necessidade de inserir a Educação Ambiental na escola e a sensibilização deste público que irá viver com cenários de escassez de água.