UMA VIAGEM PELO MUNDO DO BRINCAR COM DESTINO AO PAÍS DO APRENDER A LÍNGUA MATERNA
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8288 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "UMA VIAGEM PELO MUNDO DO BRINCAR COM DESTINO AO PAÍS DO APRENDER A LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "A aprendizagem da língua materna, por meio da brincadeira, contribui, sobremaneira, para o desenvolvimento da autoestima e confiança dos discentes, frente às atividades de leitura e escrita no cotidiano escolar. Destarte, desenvolveu-se uma investigação, de caráter exploratório, por meio de observação in loco em 8 (oito) escolas da rede estadual de ensino da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN) com o objetivo de analisar a práxis docente no que concerne a utilização do lúdico enquanto instrumento pedagógico de ensino- aprendizagem da língua materna. A fundamentação teórica baseou-se em Coll, Martín, Mauri (2006), Gauthier (1998), Kishimoto (2000), Luckesi (2000), Piaget (1971, 1975), Santos (2009) e Vygotski (1991). Constatou-se que o trabalho docente, ainda, não possibilita a reflexão sobre a linguagem, vez que as estratégias didáticas reforçam a prática tradicional de transcrição e memorização de regras superficiais. Nesse âmbito, o uso de brinquedos e brincadeiras quase não era utilizado nas aulas. Este cenário diverge dos estudos teóricos que reforçam a importância do brincar em todo processo socioeducativo da criança e conferem a certeza de que o lúdico não se efetiva na prática docente, destas escolas, como um aliado ao ato de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA MATERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_18_33_38_idinscrito_119_14e7c3735937113ab12ec85fc04373a0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEYLÂNDIA" "autor_email" => "d-landia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8288 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "UMA VIAGEM PELO MUNDO DO BRINCAR COM DESTINO AO PAÍS DO APRENDER A LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "A aprendizagem da língua materna, por meio da brincadeira, contribui, sobremaneira, para o desenvolvimento da autoestima e confiança dos discentes, frente às atividades de leitura e escrita no cotidiano escolar. Destarte, desenvolveu-se uma investigação, de caráter exploratório, por meio de observação in loco em 8 (oito) escolas da rede estadual de ensino da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN) com o objetivo de analisar a práxis docente no que concerne a utilização do lúdico enquanto instrumento pedagógico de ensino- aprendizagem da língua materna. A fundamentação teórica baseou-se em Coll, Martín, Mauri (2006), Gauthier (1998), Kishimoto (2000), Luckesi (2000), Piaget (1971, 1975), Santos (2009) e Vygotski (1991). Constatou-se que o trabalho docente, ainda, não possibilita a reflexão sobre a linguagem, vez que as estratégias didáticas reforçam a prática tradicional de transcrição e memorização de regras superficiais. Nesse âmbito, o uso de brinquedos e brincadeiras quase não era utilizado nas aulas. Este cenário diverge dos estudos teóricos que reforçam a importância do brincar em todo processo socioeducativo da criança e conferem a certeza de que o lúdico não se efetiva na prática docente, destas escolas, como um aliado ao ato de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA MATERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_18_33_38_idinscrito_119_14e7c3735937113ab12ec85fc04373a0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEYLÂNDIA" "autor_email" => "d-landia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }