REFEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO OU REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO?
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8271 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "REFEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO OU REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO?" "resumo" => "Em que pese os esforços de décadas pela superação das práticas pedagógicas no ensino superior de simples reprodução do conhecimento, o mito persiste, impondo-se como mecanismo de banimento social e de perpetuação da condição de marginalidade em que vive grande parte da população brasileira que chegou à universidade, fato que compromete severamente a consecução do projeto nacional por uma educação inclusiva, emancipadora e, o desejo mais político do que social de se elevar o nível de escolaridade dos brasileiros. Assim, tanto a escola quanto a universidade continuam marginalizando o sujeito social real que desde a educação básica fora submetido à fôrma cartesiana e que continua nesta mesma fôrma durante a sua formação universitária que deveria ser de fato emancipadora e promotora do desenvolvimento humano, através da potencialização da mente. Neste sentido, discutimos como se dá a (re) produção do conhecimento na universidade e a necessidade de se resgatar o ensino como especialidade acadêmica, à luz das duas tipologias de docências superior identificadas por Barbosa (2006) em sua dissertação de mestrado: a docência centrada no ensino e a docência voltada para a aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Políticas e Ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => "SUJEITO CARTESIANO, DOCÊNCIA CENTRADA NO ENSINO, DOCÊNCIA VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_19_09_2014_14_18_37_idinscrito_188_962f67e8c7a7098713575c76f245c9e2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CIDA BARBOSA" "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8271 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "REFEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO OU REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO?" "resumo" => "Em que pese os esforços de décadas pela superação das práticas pedagógicas no ensino superior de simples reprodução do conhecimento, o mito persiste, impondo-se como mecanismo de banimento social e de perpetuação da condição de marginalidade em que vive grande parte da população brasileira que chegou à universidade, fato que compromete severamente a consecução do projeto nacional por uma educação inclusiva, emancipadora e, o desejo mais político do que social de se elevar o nível de escolaridade dos brasileiros. Assim, tanto a escola quanto a universidade continuam marginalizando o sujeito social real que desde a educação básica fora submetido à fôrma cartesiana e que continua nesta mesma fôrma durante a sua formação universitária que deveria ser de fato emancipadora e promotora do desenvolvimento humano, através da potencialização da mente. Neste sentido, discutimos como se dá a (re) produção do conhecimento na universidade e a necessidade de se resgatar o ensino como especialidade acadêmica, à luz das duas tipologias de docências superior identificadas por Barbosa (2006) em sua dissertação de mestrado: a docência centrada no ensino e a docência voltada para a aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Políticas e Ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => "SUJEITO CARTESIANO, DOCÊNCIA CENTRADA NO ENSINO, DOCÊNCIA VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_19_09_2014_14_18_37_idinscrito_188_962f67e8c7a7098713575c76f245c9e2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CIDA BARBOSA" "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }