Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

TEIXEIRA DE PASCOAES: DO METAFÍSICO COMO INTIMIDADE COM O FÍSICO

Palavra-chaves: PASCOAES, POESIA, FILOSOFIA, NATUREZA, RITMO Comunicação Oral Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82669
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 126
    "inscrito_id" => 312
    "titulo" => "TEIXEIRA DE PASCOAES: DO METAFÍSICO COMO INTIMIDADE COM O FÍSICO"
    "resumo" => "PROPOMOS NESTE TRABALHO DEMONSTRAR A TESE DE QUE O SENTIDO METAFÍSICO PRESENTE NA POESIA DE TEIXEIRA DE PASCOAES CONFIGURA-SE COMO UM CAMINHO DE ENCONTRO COM O FÍSICO. CONSIDERAREMOS DUAS LINHAS DE FORÇA QUE AGEM NA SUA OBRA POÉTICA, SOBRETUDO A PUBLICADA NOS PRIMEIROS DECÊNIOS DO SÉCULO XX, COM DESTAQUE PARA MARÂNUS (1911): (I) O GOSTO PELA IMAGINAÇÃO CRIADORA DE SEUS SUJEITOS POÉTICOS; (II) O SENTIDO DE “HARMONIA” ATUANTE EM SUA OBRA. TENDO EM CONTA A VASTA PRODUÇÃO DO AUTOR, ONDE SE AVULTAM DIVERSOS CAMINHOS INTERPRETATIVOS, ADOTAREMOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA A RITMANÁLISE, TEORIA ELABORADA PELO FILÓSOFO LUSO-BRASILEIRO LÚCIO PINHEIRO DOS SANTOS E DATADA DA DÉCADA DE 1930, QUE SE DEDICA AO ESTUDO DO RITMO. É A PARTIR DE UMA LEITURA RITMANALÍTICA DA POESIA DE PASCOAES, AFIANÇADA NA ARTICULAÇÃO ENTRE O POÉTICO E O FILOSÓFICO, QUE BUSCAREMOS LER E FAZER FALAR A NATUREZA, EVOCANDO UMA OBRA QUE É ESCRITA “COM” O FÍSICO, E NÃO PROPRIAMENTE “SOBRE” ELE. SENDO ASSIM, JUSTIFICAMOS NOSSAS ESCOLHAS HERMENÊUTICAS, QUE RECAEM NA APREENSÃO DO “RITMO” COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A (CON)FUSÃO COM O MEIO EXTERIOR, QUESTÃO MUITO PRESENTE NA POESIA DE UM AUTOR QUE DESDE SEMPRE SE IDENTIFICOU COM A SUA TERRA E A INSCREVEU EM SEU NOME LITERÁRIO, TEIXEIRA “DE” PASCOAES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber"
    "palavra_chave" => "PASCOAES, POESIA, FILOSOFIA, NATUREZA, RITMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_28112021190032.pdf"
    "created_at" => "2022-01-20 13:45:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO MICHELL ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO MICHELL ARAUJO"
    "autor_email" => "rodrigo.literatura@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO, PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82669
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 126
    "inscrito_id" => 312
    "titulo" => "TEIXEIRA DE PASCOAES: DO METAFÍSICO COMO INTIMIDADE COM O FÍSICO"
    "resumo" => "PROPOMOS NESTE TRABALHO DEMONSTRAR A TESE DE QUE O SENTIDO METAFÍSICO PRESENTE NA POESIA DE TEIXEIRA DE PASCOAES CONFIGURA-SE COMO UM CAMINHO DE ENCONTRO COM O FÍSICO. CONSIDERAREMOS DUAS LINHAS DE FORÇA QUE AGEM NA SUA OBRA POÉTICA, SOBRETUDO A PUBLICADA NOS PRIMEIROS DECÊNIOS DO SÉCULO XX, COM DESTAQUE PARA MARÂNUS (1911): (I) O GOSTO PELA IMAGINAÇÃO CRIADORA DE SEUS SUJEITOS POÉTICOS; (II) O SENTIDO DE “HARMONIA” ATUANTE EM SUA OBRA. TENDO EM CONTA A VASTA PRODUÇÃO DO AUTOR, ONDE SE AVULTAM DIVERSOS CAMINHOS INTERPRETATIVOS, ADOTAREMOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA A RITMANÁLISE, TEORIA ELABORADA PELO FILÓSOFO LUSO-BRASILEIRO LÚCIO PINHEIRO DOS SANTOS E DATADA DA DÉCADA DE 1930, QUE SE DEDICA AO ESTUDO DO RITMO. É A PARTIR DE UMA LEITURA RITMANALÍTICA DA POESIA DE PASCOAES, AFIANÇADA NA ARTICULAÇÃO ENTRE O POÉTICO E O FILOSÓFICO, QUE BUSCAREMOS LER E FAZER FALAR A NATUREZA, EVOCANDO UMA OBRA QUE É ESCRITA “COM” O FÍSICO, E NÃO PROPRIAMENTE “SOBRE” ELE. SENDO ASSIM, JUSTIFICAMOS NOSSAS ESCOLHAS HERMENÊUTICAS, QUE RECAEM NA APREENSÃO DO “RITMO” COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A (CON)FUSÃO COM O MEIO EXTERIOR, QUESTÃO MUITO PRESENTE NA POESIA DE UM AUTOR QUE DESDE SEMPRE SE IDENTIFICOU COM A SUA TERRA E A INSCREVEU EM SEU NOME LITERÁRIO, TEIXEIRA “DE” PASCOAES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber"
    "palavra_chave" => "PASCOAES, POESIA, FILOSOFIA, NATUREZA, RITMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_28112021190032.pdf"
    "created_at" => "2022-01-20 13:45:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO MICHELL ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO MICHELL ARAUJO"
    "autor_email" => "rodrigo.literatura@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO, PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

PROPOMOS NESTE TRABALHO DEMONSTRAR A TESE DE QUE O SENTIDO METAFÍSICO PRESENTE NA POESIA DE TEIXEIRA DE PASCOAES CONFIGURA-SE COMO UM CAMINHO DE ENCONTRO COM O FÍSICO. CONSIDERAREMOS DUAS LINHAS DE FORÇA QUE AGEM NA SUA OBRA POÉTICA, SOBRETUDO A PUBLICADA NOS PRIMEIROS DECÊNIOS DO SÉCULO XX, COM DESTAQUE PARA MARÂNUS (1911): (I) O GOSTO PELA IMAGINAÇÃO CRIADORA DE SEUS SUJEITOS POÉTICOS; (II) O SENTIDO DE “HARMONIA” ATUANTE EM SUA OBRA. TENDO EM CONTA A VASTA PRODUÇÃO DO AUTOR, ONDE SE AVULTAM DIVERSOS CAMINHOS INTERPRETATIVOS, ADOTAREMOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA A RITMANÁLISE, TEORIA ELABORADA PELO FILÓSOFO LUSO-BRASILEIRO LÚCIO PINHEIRO DOS SANTOS E DATADA DA DÉCADA DE 1930, QUE SE DEDICA AO ESTUDO DO RITMO. É A PARTIR DE UMA LEITURA RITMANALÍTICA DA POESIA DE PASCOAES, AFIANÇADA NA ARTICULAÇÃO ENTRE O POÉTICO E O FILOSÓFICO, QUE BUSCAREMOS LER E FAZER FALAR A NATUREZA, EVOCANDO UMA OBRA QUE É ESCRITA “COM” O FÍSICO, E NÃO PROPRIAMENTE “SOBRE” ELE. SENDO ASSIM, JUSTIFICAMOS NOSSAS ESCOLHAS HERMENÊUTICAS, QUE RECAEM NA APREENSÃO DO “RITMO” COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A (CON)FUSÃO COM O MEIO EXTERIOR, QUESTÃO MUITO PRESENTE NA POESIA DE UM AUTOR QUE DESDE SEMPRE SE IDENTIFICOU COM A SUA TERRA E A INSCREVEU EM SEU NOME LITERÁRIO, TEIXEIRA “DE” PASCOAES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.