Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

ÉCFRASE E ENUNCIAÇÃO EM ARTE DE MÚSICA DE JORGE DE SENA

Palavra-chaves: JORGE DE SENA, ARTE DE MÚSICA, ÉCFRASE, NUANCES ENUNCIATIVAS, ESSÊNCIA MUSICAL Comunicação Oral Linha Temática 03: Interlocuções: literatura portuguesa e outras artes
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Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

EM A POET’S WAY WITH MUSIC, O CRÍTICO FRANCISCO COTA FAGUNDES APRESENTA UM ESTUDO DETALHADO SOBRE A SÉRIE ARTE DE MÚSICA DO POETA JORGE DE SENA. BASEANDO-SE NO CONCEITO DE “VERBALIZAÇÃO MUSICAL” DE SCHER (1970), FAGUNDES INTRODUZ CINCO CATEGORIAS DE “APROXIMAÇÃO” ENTRE POEMA E MÚSICA QUE ORIENTAM A IDENTIFICAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS (MATERIAIS) E, DESTA FORMA, POSSIBILITAM O ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE TEXTO, MÚSICA E EXPERIENCIA ESTÉTICA (1988: 173–174). NO ENTANTO, AO SE CONCENTRAR NOS ASPECTOS FONÉTICOS, MORFOLÓGICOS E SINTÁTICOS, O CRÍTICO NÃO CONTEMPLA O CARÁTER EVOCATIVO E REFLEXIVO DOS POEMAS DE FORMA SATISFATÓRIA, E ACABA SE DISTANCIANDO DO CONCEITO ARTÍSTICO INTENDIDO PELO POETA. COMO O PRÓPRIO SENA EXPLICA, SUA ABORDAGEM CONSISTE EM “TRANSFIGURAÇÕES POÉTICAS” DE VIVÊNCIAS MUSICAIS. ISTO É, REFLEXÕES SOBRE A ESSÊNCIA DA MÚSICA CARACTERIZADAS POR LINGUAGEM TÉCNICA E POÉTICA E QUE NÃO SE REDUZEM À IMITAÇÃO DO OBJETO MUSICAL NEM ÀS OPINIÕES OCASIONAIS A SEU RESPEITO (1988: 207–209). LEVANDO ESTAS OBSERVAÇÕES EM CONSIDERAÇÃO, NESTA COMUNICAÇÃO, EU PRETENDO EXAMINAR OS POEMAS “WATER MUSIC DE HäNDEL” E “CONCERTO «BRANDENBURGUÊS» N. 1, EM FÁ MENOR, DE J.S. BACH”. PARA TAL, O MEU MODELO ANALÍTICO DEIXARÁ DE LADO AS MANIFESTAÇÕES IMITATIVAS E OPINATIVAS DOS POEMAS PARA SE OCUPAR COM AS NUANCES ENUNCIATIVAS TANTO DAS EVOCAÇÕES POÉTICAS EXTRAMUSICAIS QUANTO DAS REFLEXÕES ESTÉTICAS. ESTA PERSPECTIVA ESTÁ BASEADA NUMA NOVA PROPOSTA DE ÉCFRASE DE MÚSICA, NÃO COMO DESCRIÇÃO OU REPRESENTAÇÃO, MAS COMO UMA APROXIMAÇÃO VERBAL DA EXPERIÊNCIA COM UM OBJETO MUSICAL ESPECÍFICO. TAMBÉM ESTÁ ENTRE OS MEUS OBJETIVOS DEMONSTRAR COMO ESSA ABORDAGEM PERMITE EXPLORAR A POSTURA INTELECTUAL, AFETIVA E CRIATIVA DE SENA COM RELAÇÃO À MATERIALIDADE E À ESSÊNCIA DA MÚSICA.

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