GAMA, Kryslânia Kataryna Dos Santos et al.. Pibid/uern:a educação ambiental em química. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8249>. Acesso em: 23/11/2024 17:56
As questões referentes à proteção, conservação e preservação ambiental constituíram-se nos últimos tempos como uma abordagem relevante na educação. Por isso, no Brasil criou-se a Política Nacional de Educação Ambiental, abrindo espaço para que a escola inclua em seu projeto educativo, os pressupostos e práticas de gestão de ações referentes a esta área em todos os componentes curriculares, trabalhando as temáticas transversalmente. Diante disso, vê-se a possibilidade de aplicar isso no contexto do ensino-aprendizagem de Química, no qual pode-se desenvolver estratégias que possam se constituir como ações que façam os alunos adquirem conhecimentos que ao mesmo tempo transformem suas práticas cotidianas com relação a eles mesmos e ao ambiente em que vivem. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo geral produzir um manual de instrução para a elaboração e execução de um projeto de Horta Orgânica na Escola como proposta de ação de educação ambiental no componente curricular de Química. Os objetivos específicos foram reunir conhecimentos teóricos suficientes para garantir a produção de um manual que integre conhecimentos teóricos e práticos; produzir atividades de ensino no campo da teoria da educação ambiental e construção de horta orgânica; sugerir ações práticas para a construção de horta orgânica. Trata-se de um estudo que conforme os objetivos, é do tipo exploratório, teve como técnica a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Esses procedimentos permitiram elaborar um manual de orientação para o trabalho com a educação ambiental a partir da construção de horta orgânica na escola, durante as aulas de Química no ensino médio. O manual apresenta 05 (cinco) módulos, cada um destacando aspectos de estudo teórico e prático, sendo parte relevante as ações práticas de construção e manutenção da horta orgânica na escola, a partir do preparo do solo, cultivo de hortaliças adequadas ao clima, compostagem utilizando os resíduos da mesma, adubação, irrigação, cuidado com as pragas e a prevenção de doenças. O manual comporta ainda sugestões de receitas para uma alimentação saudável usado hortaliças.