O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO FRENTE AO DESAFIO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8225 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO FRENTE AO DESAFIO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho propõe-se a estudar o Programa Mais Educação, institucionalizado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, visando a entender sua funcionalidade no ambiente escolar, identificando suas proximidades e distanciamentos em relação à perspectiva da Educação Integral, desafio histórico da Educação Pública no Brasil. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, em cujo processo se desenvolveram estudos bibliográficos e documentais, além da observação in loco e a aplicação de instrumentais de construção de dados, como questionários semiabertos com representações dos segmentos escolares de duas escolas públicas estaduais de Pau dos Ferros – RN. Os contextos da investigação apontaram que o Programa Mais Educação tem contribuído com a melhoria das aprendizagens nas escolas investigadas e contempla ações que acenam uma perspectiva multi e intercultural, principalmente na escola em que sua implementação ocorre há mais tempo. Constatou-se, também que, embora esses avanços existam, há, ainda, um distanciamento/desarticulação entre as ações do Programa e o Projeto Político-pedagógico das escolas e suas ações gerais, na cotidianidade, com vistas à superação de déficits nos processos de ensino-aprendizagem e na gestão de problemáticas, como evasão e repetência escolar e seu foco inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INTEGRAL, MULTI E INTERCULTURALIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_09_2014_17_01_48_idinscrito_681_9b6bcdcca3be836959800c0cfbac30c2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LEIDIANA LIRA DE SOUSA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LEIDIANA" "autor_email" => "leidargeu2@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN/ UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8225 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO FRENTE AO DESAFIO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho propõe-se a estudar o Programa Mais Educação, institucionalizado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, visando a entender sua funcionalidade no ambiente escolar, identificando suas proximidades e distanciamentos em relação à perspectiva da Educação Integral, desafio histórico da Educação Pública no Brasil. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, em cujo processo se desenvolveram estudos bibliográficos e documentais, além da observação in loco e a aplicação de instrumentais de construção de dados, como questionários semiabertos com representações dos segmentos escolares de duas escolas públicas estaduais de Pau dos Ferros – RN. Os contextos da investigação apontaram que o Programa Mais Educação tem contribuído com a melhoria das aprendizagens nas escolas investigadas e contempla ações que acenam uma perspectiva multi e intercultural, principalmente na escola em que sua implementação ocorre há mais tempo. Constatou-se, também que, embora esses avanços existam, há, ainda, um distanciamento/desarticulação entre as ações do Programa e o Projeto Político-pedagógico das escolas e suas ações gerais, na cotidianidade, com vistas à superação de déficits nos processos de ensino-aprendizagem e na gestão de problemáticas, como evasão e repetência escolar e seu foco inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INTEGRAL, MULTI E INTERCULTURALIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_09_2014_17_01_48_idinscrito_681_9b6bcdcca3be836959800c0cfbac30c2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LEIDIANA LIRA DE SOUSA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LEIDIANA" "autor_email" => "leidargeu2@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN/ UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }