Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: UM DIREITO DE TODOS

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, ESCOLA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) O ensino em uma perspectiva educacional inclusiva
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    "resumo" => "ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: UM DIREITO DE TODOSPatrícia Diógenes de Melo¹, Ana Paula de A. R. Arnaud, Viviane Temoteo DiasInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa¹patricia_diogenes05@hotmail.comA educação deve garantir o acesso e permanência a todas as pessoas, o pleno desenvolvimento, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. A pesquisa objetiva compreender o desenvolvimento da acessibilidade na escola garantindo acesso, permanência e participação dos alunos deficientes, além de analisar o princípio da igualdade sob a ótica da educação inclusiva.  A investigação propõe uma revisão de literatura baseada em estudos empíricos nacionais, publicados entre os anos de 2011 e 2013 em periódicos classificados no Qualis CAPES nas categorias A1, A2 e B1, a partir dos seguintes descritores: acessibilidade, educação inclusiva, educação especial. A inclusão social da pessoa deficiente tem sido amplamente debatida, segundo a ONU (1996, p. 16), a deficiência é caracterizada como “impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Assim, a inclusão no processo educativo é o primeiro passo a ser seguido, pois a educação é um espaço de socialização e aprendizagem. A escola necessita adequar-se aos novos paradigmas educacionais para que a cidadania possa ser exercida plenamente pelos alunos portadores de deficiências.PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Escola. Inclusão."
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: UM DIREITO DE TODOSPatrícia Diógenes de Melo¹, Ana Paula de A. R. Arnaud, Viviane Temoteo DiasInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa¹patricia_diogenes05@hotmail.comA educação deve garantir o acesso e permanência a todas as pessoas, o pleno desenvolvimento, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. A pesquisa objetiva compreender o desenvolvimento da acessibilidade na escola garantindo acesso, permanência e participação dos alunos deficientes, além de analisar o princípio da igualdade sob a ótica da educação inclusiva. A investigação propõe uma revisão de literatura baseada em estudos empíricos nacionais, publicados entre os anos de 2011 e 2013 em periódicos classificados no Qualis CAPES nas categorias A1, A2 e B1, a partir dos seguintes descritores: acessibilidade, educação inclusiva, educação especial. A inclusão social da pessoa deficiente tem sido amplamente debatida, segundo a ONU (1996, p. 16), a deficiência é caracterizada como “impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Assim, a inclusão no processo educativo é o primeiro passo a ser seguido, pois a educação é um espaço de socialização e aprendizagem. A escola necessita adequar-se aos novos paradigmas educacionais para que a cidadania possa ser exercida plenamente pelos alunos portadores de deficiências.PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Escola. Inclusão.

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