Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

MULHERES EM CARGOS DE GESTÃO NA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: MULHERES, CARGOS DE GESTÃO, REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , Comunicação Oral (CO) ST 15: Divisão Sexual Do Trabalho, Relações De Gênero E Diversidade Sexual: Desafios Atuais E Interlocuções Com A Ciência & Tecnologia (C&T) E A Educação Profissional E Tecnológica (Ept)
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79340
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "MULHERES EM CARGOS DE GESTÃO NA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "ATUALMENTE, AS MULHERES OCUPAM EM MAIOR NÚMERO OS POSTOS DE TRABALHO DO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO, CONTUDO ESTÃO DISTANTES DA PARIDADE NA COMPOSIÇÃO DOS CARGOS DE GESTÃO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO. NA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), ESSA DESIGUALDADE É AINDA MAIS EVIDENTE, TENDO EM VISTA QUE OS HOMENS SÃO MAIORIA NO QUADRO DOCENTE, NAS FUNÇÕES GRATIFICADAS E NOS CARGOS DE DIREÇÃO, COM MAIOR NÍVEL HIERÁRQUICO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO PROPÕE UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A IDENTIFICAÇÃO DE ENTRAVES, BARREIRAS E DIFICULDADES DE ASCENSÃO DAS MULHERES DOCENTES NA REDE EPT. A PARTIR DE UM ESTUDO REALIZADO TENDO COMO LÓCUS UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PARA COMPOR ESTE ESTUDO, FORAM DE UMA ANÁLISE DE BASE QUANTITATIVA SOBRE DADOS DAS COMUNIDADES ACADÊMICAS, EM ESPECIAL, DO INSTITUTO FEDERAL PESQUISADO (IF). E, A PARTIR DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM CINCO DOCENTES MULHERES DO IF QUE OCUPAM OU OCUPARAM CARGOS DE GESTÃO, COM NÍVEL DE HIERARQUIA MÉDIO OU ALTO (CARGOS DE DIREÇÃO – CDS). A PESQUISA DE CAMPO ANALISA AS TRAJETÓRIAS PESSOAIS, ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DAS DOCENTES. AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO VIVIDAS E OBSERVADAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL. A PERMANÊNCIA DE UM TETO DE VIDRO, A MOBILIZAÇÃO DE REDES E ESTRATÉGIAS DE ASCENSÃO. E, POR ÚLTIMO, AS FORMAS DEMANDADAS POR ELAS PARA CONCILIAR E/OU DELEGAR O TRABALHO DOMÉSTICO E DE CUIDADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 15: Divisão Sexual Do Trabalho, Relações De Gênero E Diversidade Sexual: Desafios Atuais E Interlocuções Com A Ciência & Tecnologia (C&T) E A Educação Profissional E Tecnológica (Ept)"
    "palavra_chave" => "MULHERES, CARGOS DE GESTÃO, REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021210104.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA VERGARA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolina.vergaara@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFSUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79340
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "MULHERES EM CARGOS DE GESTÃO NA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "ATUALMENTE, AS MULHERES OCUPAM EM MAIOR NÚMERO OS POSTOS DE TRABALHO DO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO, CONTUDO ESTÃO DISTANTES DA PARIDADE NA COMPOSIÇÃO DOS CARGOS DE GESTÃO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO. NA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), ESSA DESIGUALDADE É AINDA MAIS EVIDENTE, TENDO EM VISTA QUE OS HOMENS SÃO MAIORIA NO QUADRO DOCENTE, NAS FUNÇÕES GRATIFICADAS E NOS CARGOS DE DIREÇÃO, COM MAIOR NÍVEL HIERÁRQUICO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO PROPÕE UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A IDENTIFICAÇÃO DE ENTRAVES, BARREIRAS E DIFICULDADES DE ASCENSÃO DAS MULHERES DOCENTES NA REDE EPT. A PARTIR DE UM ESTUDO REALIZADO TENDO COMO LÓCUS UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PARA COMPOR ESTE ESTUDO, FORAM DE UMA ANÁLISE DE BASE QUANTITATIVA SOBRE DADOS DAS COMUNIDADES ACADÊMICAS, EM ESPECIAL, DO INSTITUTO FEDERAL PESQUISADO (IF). E, A PARTIR DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM CINCO DOCENTES MULHERES DO IF QUE OCUPAM OU OCUPARAM CARGOS DE GESTÃO, COM NÍVEL DE HIERARQUIA MÉDIO OU ALTO (CARGOS DE DIREÇÃO – CDS). A PESQUISA DE CAMPO ANALISA AS TRAJETÓRIAS PESSOAIS, ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DAS DOCENTES. AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO VIVIDAS E OBSERVADAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL. A PERMANÊNCIA DE UM TETO DE VIDRO, A MOBILIZAÇÃO DE REDES E ESTRATÉGIAS DE ASCENSÃO. E, POR ÚLTIMO, AS FORMAS DEMANDADAS POR ELAS PARA CONCILIAR E/OU DELEGAR O TRABALHO DOMÉSTICO E DE CUIDADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 15: Divisão Sexual Do Trabalho, Relações De Gênero E Diversidade Sexual: Desafios Atuais E Interlocuções Com A Ciência & Tecnologia (C&T) E A Educação Profissional E Tecnológica (Ept)"
    "palavra_chave" => "MULHERES, CARGOS DE GESTÃO, REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021210104.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA VERGARA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolina.vergaara@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFSUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ATUALMENTE, AS MULHERES OCUPAM EM MAIOR NÚMERO OS POSTOS DE TRABALHO DO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO, CONTUDO ESTÃO DISTANTES DA PARIDADE NA COMPOSIÇÃO DOS CARGOS DE GESTÃO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO. NA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), ESSA DESIGUALDADE É AINDA MAIS EVIDENTE, TENDO EM VISTA QUE OS HOMENS SÃO MAIORIA NO QUADRO DOCENTE, NAS FUNÇÕES GRATIFICADAS E NOS CARGOS DE DIREÇÃO, COM MAIOR NÍVEL HIERÁRQUICO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO PROPÕE UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A IDENTIFICAÇÃO DE ENTRAVES, BARREIRAS E DIFICULDADES DE ASCENSÃO DAS MULHERES DOCENTES NA REDE EPT. A PARTIR DE UM ESTUDO REALIZADO TENDO COMO LÓCUS UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PARA COMPOR ESTE ESTUDO, FORAM DE UMA ANÁLISE DE BASE QUANTITATIVA SOBRE DADOS DAS COMUNIDADES ACADÊMICAS, EM ESPECIAL, DO INSTITUTO FEDERAL PESQUISADO (IF). E, A PARTIR DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM CINCO DOCENTES MULHERES DO IF QUE OCUPAM OU OCUPARAM CARGOS DE GESTÃO, COM NÍVEL DE HIERARQUIA MÉDIO OU ALTO (CARGOS DE DIREÇÃO – CDS). A PESQUISA DE CAMPO ANALISA AS TRAJETÓRIAS PESSOAIS, ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DAS DOCENTES. AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO VIVIDAS E OBSERVADAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL. A PERMANÊNCIA DE UM TETO DE VIDRO, A MOBILIZAÇÃO DE REDES E ESTRATÉGIAS DE ASCENSÃO. E, POR ÚLTIMO, AS FORMAS DEMANDADAS POR ELAS PARA CONCILIAR E/OU DELEGAR O TRABALHO DOMÉSTICO E DE CUIDADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.