, Carmenmily. Corpos molestados: a cultura do silêncio na escola.. Anais V Desfazendo Gênero... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79326>. Acesso em: 27/12/2024 01:43
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS CORPOS AFETADOS PELA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA, PARA QUE NÃO SE COMETA PRECONCEITOS E RÓTULOS PRECIPITADOS NO PROCESSO EDUCACIONAL E PARA QUE NÃO SEJAM AFETADOS OS (AS) EDUCANDOS (AS) NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. PARA TANTO, O TRABALHO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS SEÇÕES. AS TRÊS FAZEM UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE: DISCORRENDO O PROBLEMA DE PESQUISA, HISTÓRIA DE VIDA COMO TÉCNICA DE PESQUISA NO ESTUDO SOBRE CULTURA DO SILÊNCIO NA ESCOLA E CULTURA E ESCOLA: DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. TEORICAMENTE, APOIAMO-NOS EM ABREU (2004), MARTINS (2008), MINAYO (2007), LARAIA (2001), BOURDIEU (2014) E FREIRE (2001), VISTO QUE NORTEIAM O CAMINHO A SER TRABALHADO NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ESPAÇO NO QUAL ESTÁ SE CONSTRUINDO O PENSAMENTO CRÍTICO E DEMOCRÁTICO NA ESCOLA. O CONTATO COM OS TEÓRICOS ATRAVÉS DA LEITURA, LITERATURA E REFLEXÃO, AGREGA AINDA UMA METODOLOGIA DE PERCEPÇÃO VISANDO À REFLEXÃO E AO EMPODERAMENTO SOBRE ESSES CONCEITOS QUE ESTÃO RELACIONADOS AO TEMA DA PESQUISA E À CONTEXTUALIZAÇÃO DE ACORDO COM A NOSSA REALIDADE. OS RESULTADOS, EMBORA PARCIAIS, TÊM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADOS OU DE SOCIABILIDADE QUE SÃO CONSTATADOS E, EM MUITOS CASOS SÃO ALUNOS QUE TÊM O CORPO AFETADO PELA VIOLÊNCIA SEXUAL, PARA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OPRESSOR-OPRIMIDO E A LUTA DE LIBERTAÇÃO DO SUJEITO-ALUNO COMO SER CRÍTICO E SOCIAL.