Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

MASCULINIDADE E DOCÊNCIA INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, MASCULINIDADE, GÊNERO, , Comunicação Oral (CO) ST 01: "Meninos Vestem Azul": A Permanência Da Importância Dos Estudos Da(S) Masculinidade(S) Para As Ciências Sociais
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

AS NORMAS SOCIAIS ESTABELECEM PADRÕES NUMA PERSPECTIVA BINÁRIA, DETERMINANDO O QUE SE ESPERA DE “SER MULHER” E “SER HOMEM” E DIVIDINDO OS ESPAÇOS DESTINADOS A CADA GÊNERO. A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE É ORIENTADA NO SENTIDO DE REJEIÇÃO DO QUE SE APROXIMA DO FEMININO, HAVENDO DESCONFORTO QUANDO O SUJEITO BORRA ESTAS NORMAS E EXERCE PROFISSÃO FORA DO “MASCULINO PADRÃO”. NESTE CENÁRIO, O INGRESSO DO CORPO MASCULINO ADULTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE GERAR ESTRANHAMENTOS, SUSPEITAS E QUESTIONAMENTOS. TENDO ESSAS QUESTÕES NO HORIZONTE, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR A MASCULINIDADE HETERONORMATIVA NA EDUCAÇÃO E A DESCONSTRUÇÃO DE LUGARES FIXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO “SER HOMEM” FORA DO “MASCULINO PADRÃO”. BUSCAREMOS REFLETIR RESPONDER SOBRE QUAL MASCULINIDADE SE ESPERA NA EDUCAÇÃO, E SOBRE O POR QUE SER PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL É UM PROBLEMA. O TRABALHO É UMA REVISÃO DE LITERATURA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E ESTÁ SUBSIDIADO EM TEXTOS CIENTÍFICOS QUE VERSAM SOBRE MASCULINIDADES E DOCÊNCIA MASCULINA NA INFÂNCIA. SÃO REFERENCIAS: CONNELL (1995), FINCO (1993), LOURO (1997), JUNQUEIRA (2012), BENTO (2011) E SAYÃO (2005), DENTRE OUTROS/AS. A PESQUISA POSSIBILITA (RE)PENSAR SOBRE O GÊNERO ESPERADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, SOBRE MASCULINIDADES E SOBRE A PRESENÇA DO PROFESSOR COMO SUJEITO CAPAZ DE MODIFICAR O AMBIENTE EDUCACIONAL E QUEBRAR PARADIGMAS. CONSTATAMOS QUE A CARÊNCIA DE HOMENS DA DOCÊNCIA INFANTIL SE RELACIONA COM ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADE E DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA COMO APTIDÃO FEMININA.

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