Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E TERRITÓRIO: REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA ATUAÇÃO DE FOTÓGRAFAS NO CARIRI

Palavra-chaves: FEMINISMOS, FOTOGRAFIA, GÊNERO, MEMÓRIA, EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS Comunicação Oral (CO) ST 43: “Escrevivências” E Memória: A Produção Artística Feminina Como Forma De Conhecimento Marginal E Construção De Memória Coletiva
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79270
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 1170
    "titulo" => "FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E TERRITÓRIO: REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA ATUAÇÃO DE FOTÓGRAFAS NO CARIRI"
    "resumo" => "A PARTIR DA ATUAÇÃO NO CAMPO DA FOTOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA ÁREA NA REGIÃO DO CARIRI ME SENSIBILIZOU A POUCA VISIBILIDADE DAS FOTÓGRAFAS NO TERRITÓRIO ENQUANTO AUTORAS, CURADORAS DE EXPOSIÇÕES, MINISTRANTES/FACILITADORAS EM CURSOS, EVENTOS, COLETIVOS, PROJETOS E GRUPOS. TAIS REFLEXÕES MOBILIZARAM REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO INSERIDAS NO “SER FOTÓGRAFA(O)” E O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVOS: 1. PROBLEMATIZAR DE QUE MODO AS QUESTÕES DE GÊNERO ATRAVESSAM O CAMPO DAS ARTES, E DA FOTOGRAFIA DE MODO ESPECÍFICO; 2. CONTRIBUIR COM UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI CEARENSE. NA TRAJETÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA DE 2018 A 2020 ME BASEEI NAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E EMPREGUEI NA COLETA/PRODUÇÃO DE DADOS ENTREVISTAS EXPLORATÓRIAS, QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO E PESQUISA DOCUMENTAL DAS OBRAS EXPOSTAS NA I MOSTRA DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI. OS DADOS PASSARAM PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO E FORAM CATEGORIZADOS EM QUATRO MARCADORES: I. RELAÇÃO ENTRE O ENSAIO ENCAMINHADO E MEMÓRIAS DE MULHERES; II. EXPERIÊNCIA ENQUANTO MULHER E FOTÓGRAFA NA REGIÃO DO CARIRI; III. EXPOSIÇÃO DE CORPOS FEMININOS NUS; E IV. IDEALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO E MULHERES FOTOGRAFANDO MULHERES. RESSALTAMOS ENTRE OS RESULTADOS: POUCO RECONHECIMENTO CREDITADO ÀS MULHERES NA FOTOGRAFIA COMO FENÔMENO JÁ VIVENCIADO PELA MAIOR PARTE DAS ARTISTAS; RELEVÂNCIA DO FOTO SÍNTESE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESTÍMULO À FRUIÇÃO, PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA FOTOGRAFIA NA REGIÃO; E A PLURALIDADE DE PERFIS E EXPERIÊNCIAS DAS FOTÓGRAFAS PARTICIPANTES NO TERRITÓRIO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 43: “Escrevivências” E Memória: A Produção Artística Feminina Como Forma De Conhecimento Marginal E Construção De Memória Coletiva"
    "palavra_chave" => "FEMINISMOS, FOTOGRAFIA, GÊNERO, MEMÓRIA, EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021180108.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOELLA CALLOU BELEM"
    "autor_nome_curto" => "LELA"
    "autor_email" => "emanoellacb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79270
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 1170
    "titulo" => "FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E TERRITÓRIO: REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA ATUAÇÃO DE FOTÓGRAFAS NO CARIRI"
    "resumo" => "A PARTIR DA ATUAÇÃO NO CAMPO DA FOTOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA ÁREA NA REGIÃO DO CARIRI ME SENSIBILIZOU A POUCA VISIBILIDADE DAS FOTÓGRAFAS NO TERRITÓRIO ENQUANTO AUTORAS, CURADORAS DE EXPOSIÇÕES, MINISTRANTES/FACILITADORAS EM CURSOS, EVENTOS, COLETIVOS, PROJETOS E GRUPOS. TAIS REFLEXÕES MOBILIZARAM REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO INSERIDAS NO “SER FOTÓGRAFA(O)” E O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVOS: 1. PROBLEMATIZAR DE QUE MODO AS QUESTÕES DE GÊNERO ATRAVESSAM O CAMPO DAS ARTES, E DA FOTOGRAFIA DE MODO ESPECÍFICO; 2. CONTRIBUIR COM UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI CEARENSE. NA TRAJETÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA DE 2018 A 2020 ME BASEEI NAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E EMPREGUEI NA COLETA/PRODUÇÃO DE DADOS ENTREVISTAS EXPLORATÓRIAS, QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO E PESQUISA DOCUMENTAL DAS OBRAS EXPOSTAS NA I MOSTRA DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI. OS DADOS PASSARAM PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO E FORAM CATEGORIZADOS EM QUATRO MARCADORES: I. RELAÇÃO ENTRE O ENSAIO ENCAMINHADO E MEMÓRIAS DE MULHERES; II. EXPERIÊNCIA ENQUANTO MULHER E FOTÓGRAFA NA REGIÃO DO CARIRI; III. EXPOSIÇÃO DE CORPOS FEMININOS NUS; E IV. IDEALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO E MULHERES FOTOGRAFANDO MULHERES. RESSALTAMOS ENTRE OS RESULTADOS: POUCO RECONHECIMENTO CREDITADO ÀS MULHERES NA FOTOGRAFIA COMO FENÔMENO JÁ VIVENCIADO PELA MAIOR PARTE DAS ARTISTAS; RELEVÂNCIA DO FOTO SÍNTESE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESTÍMULO À FRUIÇÃO, PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA FOTOGRAFIA NA REGIÃO; E A PLURALIDADE DE PERFIS E EXPERIÊNCIAS DAS FOTÓGRAFAS PARTICIPANTES NO TERRITÓRIO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 43: “Escrevivências” E Memória: A Produção Artística Feminina Como Forma De Conhecimento Marginal E Construção De Memória Coletiva"
    "palavra_chave" => "FEMINISMOS, FOTOGRAFIA, GÊNERO, MEMÓRIA, EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021180108.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOELLA CALLOU BELEM"
    "autor_nome_curto" => "LELA"
    "autor_email" => "emanoellacb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A PARTIR DA ATUAÇÃO NO CAMPO DA FOTOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA ÁREA NA REGIÃO DO CARIRI ME SENSIBILIZOU A POUCA VISIBILIDADE DAS FOTÓGRAFAS NO TERRITÓRIO ENQUANTO AUTORAS, CURADORAS DE EXPOSIÇÕES, MINISTRANTES/FACILITADORAS EM CURSOS, EVENTOS, COLETIVOS, PROJETOS E GRUPOS. TAIS REFLEXÕES MOBILIZARAM REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO INSERIDAS NO “SER FOTÓGRAFA(O)” E O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVOS: 1. PROBLEMATIZAR DE QUE MODO AS QUESTÕES DE GÊNERO ATRAVESSAM O CAMPO DAS ARTES, E DA FOTOGRAFIA DE MODO ESPECÍFICO; 2. CONTRIBUIR COM UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI CEARENSE. NA TRAJETÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA DE 2018 A 2020 ME BASEEI NAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E EMPREGUEI NA COLETA/PRODUÇÃO DE DADOS ENTREVISTAS EXPLORATÓRIAS, QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO E PESQUISA DOCUMENTAL DAS OBRAS EXPOSTAS NA I MOSTRA DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI. OS DADOS PASSARAM PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO E FORAM CATEGORIZADOS EM QUATRO MARCADORES: I. RELAÇÃO ENTRE O ENSAIO ENCAMINHADO E MEMÓRIAS DE MULHERES; II. EXPERIÊNCIA ENQUANTO MULHER E FOTÓGRAFA NA REGIÃO DO CARIRI; III. EXPOSIÇÃO DE CORPOS FEMININOS NUS; E IV. IDEALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO E MULHERES FOTOGRAFANDO MULHERES. RESSALTAMOS ENTRE OS RESULTADOS: POUCO RECONHECIMENTO CREDITADO ÀS MULHERES NA FOTOGRAFIA COMO FENÔMENO JÁ VIVENCIADO PELA MAIOR PARTE DAS ARTISTAS; RELEVÂNCIA DO FOTO SÍNTESE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESTÍMULO À FRUIÇÃO, PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA FOTOGRAFIA NA REGIÃO; E A PLURALIDADE DE PERFIS E EXPERIÊNCIAS DAS FOTÓGRAFAS PARTICIPANTES NO TERRITÓRIO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.