Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

OS DISCURSOS SOBRE AS INTERFACES ENTRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE, PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Comunicação Oral (CO) ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira.
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79262
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 274
    "titulo" => "OS DISCURSOS SOBRE AS INTERFACES ENTRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR E ANALISAR O QUE DIZEM OS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS INTERFACES ENTRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM COMPONENTE CURRICULAR DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR BAIANO. O ESTUDO SE PAUTA EM PRESSUPOSTOS PÓS-CRÍTICOS E PÓS-ESTRUTURALISTAS E FOI REALIZADO COM BASE NA ANÁLISE DOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS COMO O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO, O PROGRAMA E O MÓDULO (LIVRO REFERÊNCIA) DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. NO QUE DIZ RESPEITO AO PPC, HÁ UM ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, APESAR DESTE FAZER ALUSÃO À DIVERSIDADE CULTURAL EM TRÊS MOMENTOS EM SEU TEXTO. AS PALAVRAS GÊNERO E SEXUALIDADE FORAM SUPRIMIDAS DA REDAÇÃO DO DOCUMENTO E SÓ SÃO REFERENCIADAS TIMIDAMENTE NA BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA CURRÍCULO. QUANTO AO PROGRAMA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, A EMENTA APRESENTA O CORPO HUMANO COMO TEMÁTICA A SER ABORDADA, SEM O DETALHAMENTO NO PLANO DE CURSO, QUE ENFATIZA AS DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. O MÓDULO DO COMPONENTE CURRICULAR APRESENTA, EM UMA DAS UNIDADES, UMA ABORDAGEM SOBRE CORPO HUMANO EVIDENCIANDO A COMPARAÇÃO E A DIFERENCIAÇÃO ENTRE MULHERES E HOMENS COM BASE NAS GENITÁLIAS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS CORPÓREAS, ALÉM DO ENFOQUE HETERORREPRODUTIVO E DE PREVENÇÃO À AIDS. TAMBÉM HÁ UMA RECOMENDAÇÃO PARA QUE A(O) DOCENTE ACESSE UMA MATÉRIA DA REVISTA NOVA ESCOLA SOBRE SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira."
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE, PEDAGOGIA A DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021230507.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GUEDO"
    "autor_email" => "guedo@uesc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79262
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 274
    "titulo" => "OS DISCURSOS SOBRE AS INTERFACES ENTRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR E ANALISAR O QUE DIZEM OS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS INTERFACES ENTRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM COMPONENTE CURRICULAR DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR BAIANO. O ESTUDO SE PAUTA EM PRESSUPOSTOS PÓS-CRÍTICOS E PÓS-ESTRUTURALISTAS E FOI REALIZADO COM BASE NA ANÁLISE DOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS COMO O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO, O PROGRAMA E O MÓDULO (LIVRO REFERÊNCIA) DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. NO QUE DIZ RESPEITO AO PPC, HÁ UM ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, APESAR DESTE FAZER ALUSÃO À DIVERSIDADE CULTURAL EM TRÊS MOMENTOS EM SEU TEXTO. AS PALAVRAS GÊNERO E SEXUALIDADE FORAM SUPRIMIDAS DA REDAÇÃO DO DOCUMENTO E SÓ SÃO REFERENCIADAS TIMIDAMENTE NA BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA CURRÍCULO. QUANTO AO PROGRAMA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, A EMENTA APRESENTA O CORPO HUMANO COMO TEMÁTICA A SER ABORDADA, SEM O DETALHAMENTO NO PLANO DE CURSO, QUE ENFATIZA AS DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. O MÓDULO DO COMPONENTE CURRICULAR APRESENTA, EM UMA DAS UNIDADES, UMA ABORDAGEM SOBRE CORPO HUMANO EVIDENCIANDO A COMPARAÇÃO E A DIFERENCIAÇÃO ENTRE MULHERES E HOMENS COM BASE NAS GENITÁLIAS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS CORPÓREAS, ALÉM DO ENFOQUE HETERORREPRODUTIVO E DE PREVENÇÃO À AIDS. TAMBÉM HÁ UMA RECOMENDAÇÃO PARA QUE A(O) DOCENTE ACESSE UMA MATÉRIA DA REVISTA NOVA ESCOLA SOBRE SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira."
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE, PEDAGOGIA A DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021230507.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GUEDO"
    "autor_email" => "guedo@uesc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTA PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR E ANALISAR O QUE DIZEM OS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS INTERFACES ENTRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM COMPONENTE CURRICULAR DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR BAIANO. O ESTUDO SE PAUTA EM PRESSUPOSTOS PÓS-CRÍTICOS E PÓS-ESTRUTURALISTAS E FOI REALIZADO COM BASE NA ANÁLISE DOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS COMO O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO, O PROGRAMA E O MÓDULO (LIVRO REFERÊNCIA) DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. NO QUE DIZ RESPEITO AO PPC, HÁ UM ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, APESAR DESTE FAZER ALUSÃO À DIVERSIDADE CULTURAL EM TRÊS MOMENTOS EM SEU TEXTO. AS PALAVRAS GÊNERO E SEXUALIDADE FORAM SUPRIMIDAS DA REDAÇÃO DO DOCUMENTO E SÓ SÃO REFERENCIADAS TIMIDAMENTE NA BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA CURRÍCULO. QUANTO AO PROGRAMA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, A EMENTA APRESENTA O CORPO HUMANO COMO TEMÁTICA A SER ABORDADA, SEM O DETALHAMENTO NO PLANO DE CURSO, QUE ENFATIZA AS DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. O MÓDULO DO COMPONENTE CURRICULAR APRESENTA, EM UMA DAS UNIDADES, UMA ABORDAGEM SOBRE CORPO HUMANO EVIDENCIANDO A COMPARAÇÃO E A DIFERENCIAÇÃO ENTRE MULHERES E HOMENS COM BASE NAS GENITÁLIAS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS CORPÓREAS, ALÉM DO ENFOQUE HETERORREPRODUTIVO E DE PREVENÇÃO À AIDS. TAMBÉM HÁ UMA RECOMENDAÇÃO PARA QUE A(O) DOCENTE ACESSE UMA MATÉRIA DA REVISTA NOVA ESCOLA SOBRE SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.