O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR AS POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA PERSPECTIVA DA DECOLONIDADE. A METODOLOGIA APLICADA FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO - AC, ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NA ANÁLISE DO PARADIDÁTICO “CABELO DE LELÊ”. A PARTIR DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS OFERTADA PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, AS QUAIS DEVEM POSSIBILITAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA E ANTIRRACISTA. ANALISA-SE TAMBÉM QUE O LIVRO “CABELO DE LELÊ” É UMA FERRAMENTA POTENCIALIZADORA PARA O TRABALHO COM AS DIFERENÇAS, ONDE ESTAMOS CHAMANDO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS, POIS ESTAS PERMITEM OUTROS OLHARES PARA A PRÁTICA DOCENTE, ATUA NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, NUMA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA POSITIVA PARA CRIANÇAS NEGRAS, E A DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SUBJETIVO SOBRE A ESTÉTICA NEGRA, A QUAL PODE SER POSSIBILITADA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM PENSADA A PARTIR DO CONCEITO DE DECOLONIALIDADE, UMA VEZ QUE, HISTORICAMENTE, OS EFEITOS DA COLONIALIDADE DO SER REFORÇAM ESTRUTURAS DE DOMINAÇÃO SOBRE A CORPOREIDADE NEGRA.