Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

ROMPENDO O FIO DE SILÊNCIO A PARTIR DAS CONTAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO ESPECTRO DE IDENTIDADE PRESENTE NA OBRA DE AIDIL ARAÚJO LIMA

Palavra-chaves: IDENTIDADE, RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, LITERATURA NEGRA, FEMINISMO NEGRO, Comunicação Oral (CO) ST 43: “Escrevivências” E Memória: A Produção Artística Feminina Como Forma De Conhecimento Marginal E Construção De Memória Coletiva
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

NESTE ARTIGO, PROPOMOS COMPREENDER A VOZ DA MULHER NEGRA NO DEBATE DE QUESTÕES QUE ENVOLVEM A AUTODEFINIÇÃO E ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO COLETIVO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. POSTO ISTO, ELABORAMOS UMA ANÁLISE COMPARATIVA À GUISA DE UM RECORTE NA OBRA DA ESCRITORA BAIANA AIDIL ARAÚJO LIMA, UTILIZANDO OS CONTOS “FIO DE SILÊNCIO” E “MILHO OU FEIJÃO”, NA PERSPECTIVA DE PENSARMOS DE QUE FORMA A RELIGIÃO SE FAZ PRESENTE NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA NA OBRA DESSA AUTORA. PARA TANTO, EMPREGAMOS PROPOSIÇÕES CRÍTICAS E TEÓRICAS QUE BALIZASSEM NOSSA DISCUSSÃO, SOBRETUDO A PARTIR DE COLLINS (2019), GAIA ET AL (2021), GONZÁLES (1984) E SANTANA (2017), A FIM DE TRAZERMOS À TONA VOZES HISTORICAMENTE MARGINALIZADAS DA LITERATURA BRASILEIRA EM DETRIMENTO DA INTERSECÇÃO RELIGIÃO, RAÇA E GÊNERO. ASSIM SENDO, PUDEMOS PERCEBER, MEDIANTE OS CONTOS ESTUDADOS, O PAPEL DA RELIGIÃO E DO COLETIVO COMO RUPTURA COM UMA IDENTIDADE MOLDADA SOB O PONTO DE VISTA DO OUTRO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA, PAUTADA NA REAFIRMAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO.

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