Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

ELZA SOARES HOMENAGEADA NA REABERTURA DO AUDITÓRIO DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA: INTERLOCUÇÕES ARTÍSTICAS ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

Palavra-chaves: MÚSICA, GÊNERO, RAÇA, CLASSE, ELZA SOARES Comunicação Oral (CO) ST 04: Arte, Gênero E Sexualidade: Gramáticas De Resistência E Existências Dissidentes
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79159
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 729
    "titulo" => "ELZA SOARES HOMENAGEADA NA REABERTURA DO AUDITÓRIO DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA: INTERLOCUÇÕES ARTÍSTICAS ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE"
    "resumo" => "ESTE É UM ENSAIO SOBRE A HOMENAGEM FEITA EM 2017 À CANTORA ELZA SOARES NA REABERTURA DO AUDITÓRIO SIMÓN BOLÍVAR, NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. POR MEIO DO MATERIAL AUDIOVISUAL DISPONÍVEL AO PÚBLICO PELO CANAL DA TV CULTURA DIGITAL NO YOUTUBE E DO SITE DESTA EMISSORA, TRAZEMOS REFLEXÕES SOBRE MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E CLASSE. POR SE TRATAR DE UM OBJETO ARTÍSTICO, NOSSA ANÁLISE DESCREVE A APRESENTAÇÃO E EXPLICITA AS INTERLOCUÇÕES, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS E SUBJETIVAÇÃO QUE TAL MATERIAL PODE PROPICIAR. SÃO ALGUNS DOS APORTES TEÓRICOS DESTE TRABALHO: AS REFLEXÕES DE ELLA SHOHAT (2004), DE AVTAR BRAH (2006) E DE GLEICY MAILLY DA SILVA (2019). O ESPETÁCULO NOMINADO “JAZZ & DIVAS – UMA HOMENAGEM A ELZA SOARES” CONTOU, PARA ALÉM DA PRESENÇA DA CANTORA HOMENAGEADA, COM A APRESENTAÇÃO DA ATRIZ VERA FISCHER E COM AS FIGURAS ILUSTRES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA BABY DO BRASIL, VÂNIA BASTOS, ASSUCENA ASSUCENA, RAQUEL VIRGÍNIA, PAULA LIMA, SANDRA DE SÁ, ROSANA E LINIKER; ELAS FORAM ACOMPANHADAS PELA ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA, SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO JOÃO MAURÍCIO GALINDO. NESTA INTERLOCUÇÃO ARTÍSTICA ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE SE OBSERVOU A BUSCA POR UMA CENTRALIDADE FEMININA, ALGUNS DETALHES DOS FIGURINOS DAS ARTISTAS, OS DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS, AS REPRESENTAÇÕES DE NEGRITUDE E GÊNERO, ASSIM COMO, A PORMENORIZAÇÃO DE DEMANDAS DE CLASSE, ISSO, ASSOCIADO À MINIBIOGRAFIA DA HOMENAGEADA, RECONHECENDO AINDA, QUE A DIVULGAÇÃO DO MATERIAL AUDIOVISUAL NAS REDES SOCIAIS, CONSTITUI MAIOR ACESSO AO CONSUMO DESTE PRODUTO E UM EXERCÍCIO MAIS DEMOCRÁTICO DE VISUALIDADE, CRÍTICA, APRECIAÇÃO, REFLEXÃO E REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA, POLÍTICA E SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: Arte, Gênero E Sexualidade: Gramáticas De Resistência E Existências Dissidentes"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, GÊNERO, RAÇA, CLASSE, ELZA SOARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_24112021151913.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO ROMANO MARIANO"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "hugoromanomariano@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79159
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 729
    "titulo" => "ELZA SOARES HOMENAGEADA NA REABERTURA DO AUDITÓRIO DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA: INTERLOCUÇÕES ARTÍSTICAS ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE"
    "resumo" => "ESTE É UM ENSAIO SOBRE A HOMENAGEM FEITA EM 2017 À CANTORA ELZA SOARES NA REABERTURA DO AUDITÓRIO SIMÓN BOLÍVAR, NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. POR MEIO DO MATERIAL AUDIOVISUAL DISPONÍVEL AO PÚBLICO PELO CANAL DA TV CULTURA DIGITAL NO YOUTUBE E DO SITE DESTA EMISSORA, TRAZEMOS REFLEXÕES SOBRE MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E CLASSE. POR SE TRATAR DE UM OBJETO ARTÍSTICO, NOSSA ANÁLISE DESCREVE A APRESENTAÇÃO E EXPLICITA AS INTERLOCUÇÕES, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS E SUBJETIVAÇÃO QUE TAL MATERIAL PODE PROPICIAR. SÃO ALGUNS DOS APORTES TEÓRICOS DESTE TRABALHO: AS REFLEXÕES DE ELLA SHOHAT (2004), DE AVTAR BRAH (2006) E DE GLEICY MAILLY DA SILVA (2019). O ESPETÁCULO NOMINADO “JAZZ & DIVAS – UMA HOMENAGEM A ELZA SOARES” CONTOU, PARA ALÉM DA PRESENÇA DA CANTORA HOMENAGEADA, COM A APRESENTAÇÃO DA ATRIZ VERA FISCHER E COM AS FIGURAS ILUSTRES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA BABY DO BRASIL, VÂNIA BASTOS, ASSUCENA ASSUCENA, RAQUEL VIRGÍNIA, PAULA LIMA, SANDRA DE SÁ, ROSANA E LINIKER; ELAS FORAM ACOMPANHADAS PELA ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA, SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO JOÃO MAURÍCIO GALINDO. NESTA INTERLOCUÇÃO ARTÍSTICA ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE SE OBSERVOU A BUSCA POR UMA CENTRALIDADE FEMININA, ALGUNS DETALHES DOS FIGURINOS DAS ARTISTAS, OS DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS, AS REPRESENTAÇÕES DE NEGRITUDE E GÊNERO, ASSIM COMO, A PORMENORIZAÇÃO DE DEMANDAS DE CLASSE, ISSO, ASSOCIADO À MINIBIOGRAFIA DA HOMENAGEADA, RECONHECENDO AINDA, QUE A DIVULGAÇÃO DO MATERIAL AUDIOVISUAL NAS REDES SOCIAIS, CONSTITUI MAIOR ACESSO AO CONSUMO DESTE PRODUTO E UM EXERCÍCIO MAIS DEMOCRÁTICO DE VISUALIDADE, CRÍTICA, APRECIAÇÃO, REFLEXÃO E REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA, POLÍTICA E SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: Arte, Gênero E Sexualidade: Gramáticas De Resistência E Existências Dissidentes"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, GÊNERO, RAÇA, CLASSE, ELZA SOARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_24112021151913.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO ROMANO MARIANO"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "hugoromanomariano@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE É UM ENSAIO SOBRE A HOMENAGEM FEITA EM 2017 À CANTORA ELZA SOARES NA REABERTURA DO AUDITÓRIO SIMÓN BOLÍVAR, NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. POR MEIO DO MATERIAL AUDIOVISUAL DISPONÍVEL AO PÚBLICO PELO CANAL DA TV CULTURA DIGITAL NO YOUTUBE E DO SITE DESTA EMISSORA, TRAZEMOS REFLEXÕES SOBRE MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E CLASSE. POR SE TRATAR DE UM OBJETO ARTÍSTICO, NOSSA ANÁLISE DESCREVE A APRESENTAÇÃO E EXPLICITA AS INTERLOCUÇÕES, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS E SUBJETIVAÇÃO QUE TAL MATERIAL PODE PROPICIAR. SÃO ALGUNS DOS APORTES TEÓRICOS DESTE TRABALHO: AS REFLEXÕES DE ELLA SHOHAT (2004), DE AVTAR BRAH (2006) E DE GLEICY MAILLY DA SILVA (2019). O ESPETÁCULO NOMINADO “JAZZ & DIVAS – UMA HOMENAGEM A ELZA SOARES” CONTOU, PARA ALÉM DA PRESENÇA DA CANTORA HOMENAGEADA, COM A APRESENTAÇÃO DA ATRIZ VERA FISCHER E COM AS FIGURAS ILUSTRES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA BABY DO BRASIL, VÂNIA BASTOS, ASSUCENA ASSUCENA, RAQUEL VIRGÍNIA, PAULA LIMA, SANDRA DE SÁ, ROSANA E LINIKER; ELAS FORAM ACOMPANHADAS PELA ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA, SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO JOÃO MAURÍCIO GALINDO. NESTA INTERLOCUÇÃO ARTÍSTICA ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE SE OBSERVOU A BUSCA POR UMA CENTRALIDADE FEMININA, ALGUNS DETALHES DOS FIGURINOS DAS ARTISTAS, OS DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS, AS REPRESENTAÇÕES DE NEGRITUDE E GÊNERO, ASSIM COMO, A PORMENORIZAÇÃO DE DEMANDAS DE CLASSE, ISSO, ASSOCIADO À MINIBIOGRAFIA DA HOMENAGEADA, RECONHECENDO AINDA, QUE A DIVULGAÇÃO DO MATERIAL AUDIOVISUAL NAS REDES SOCIAIS, CONSTITUI MAIOR ACESSO AO CONSUMO DESTE PRODUTO E UM EXERCÍCIO MAIS DEMOCRÁTICO DE VISUALIDADE, CRÍTICA, APRECIAÇÃO, REFLEXÃO E REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA, POLÍTICA E SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.