COMPETÊNCIA CULTURAL PARA FUTUROS MÉDICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CURSO ELETIVO SOBRE DIVERSIDADE NA MEDICINA
0 of 0"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 78939 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "COMPETÊNCIA CULTURAL PARA FUTUROS MÉDICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CURSO ELETIVO SOBRE DIVERSIDADE NA MEDICINA" "resumo" => "CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: AINDA NÃO HÁ SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE NO BRASIL. ALÉM DA NECESSIDADE DE TODOS OS MÉDICOS DESENVOLVEREM ESTA COMPETÊNCIA, A DEMANDA POR ESTE COMPONENTE CURRICULAR DECORRE DE BASES LEGAIS. DESCRIÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM CURSO ELETIVO REMOTO DE 40 HORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), DENOMINADO “DIVERSIDADE CULTURAL E SAÚDE”, COM CONTEÚDO AINDA INEXISTENTE NA GRADE CURRICULAR DE MEDICINA, QUE FOI UMA OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR A ESCOLHA DE CONTEÚDOS COM OS DISCENTES. FORAM ENVIADOS DOIS FORMULÁRIOS ON-LINE PARA OS 58 ALUNOS DO CURSO: UM NA PRIMEIRA SEMANA DO SEMESTRE 2020.2 COM UMA LISTA AMPLA DE TEMAS NO ESCOPO DA DIVERSIDADE; O SEGUNDO, PARA AVALIAÇÃO DO CURSO, UMA SEMANA APÓS SEU TÉRMINO. AS PREFERÊNCIAS FORAM: DOENÇA MENTAL E DISCRIMINAÇÃO (86,4%), SAÚDE FEMININA E SOCIEDADE (77,3%), DEFICIÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO (68,2%), O PACIENTE PRECONCEITUOSO (68,2%), VIOLÊNCIA DE GÊNERO (65,9%), DIVERSIDADE RELIGIOSA E SAÚDE (65,9%), AGEÍSMO E SAÚDE (56,8%), TRANSEXUALIDADE E DISCRIMINAÇÃO (54,5%), CULTURA E ETNIA (54,5%) E SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS (52,3%). NO SEGUNDO QUESTIONÁRIO, 10 DE 12 FICARAM MUITO SATISFEITOS E 2/12, SATISFEITOS COM O CURSO. COMO PONTOS FORTES FORAM APONTADOS INFORMAÇÃO SOBRE DIVERSAS REALIDADES NOVAS, DEBATES, IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS NÃO ABORDADOS ANTES, INSTIGAÇÃO AO PENSAMENTO CRÍTICO E PALESTRANTES EXTERNOS À UNIVERSIDADE, INSERIDOS NA ASSISTÊNCIA A PÚBLICOS ESPECÍFICOS. COMO PONTOS NEGATIVOS, DESTACOU-SE A FALTA DE UM PLANO DE CURSO PRONTO NO INÍCIO, PORÉM ESTA FOI A PROPOSTA A ELES PARA CONSTRUÇÃO PARTILHADA DO CONTEÚDO, O QUE SUGERE QUE AINDA ESTAVAM ATRELADOS AO ENSINO TRADICIONAL. LIÇÕES APRENDIDAS: A EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO PARTILHADO DO CONTEÚDO, CONSIDERANDO PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS E O CONHECIMENTO DE SUAS ASPIRAÇÕES EM DIVERSIDADE CULTURAL. RECOMENDAÇÃO: OS RESULTADOS SERÃO USADOS PARA FORMULAR UM NOVO COMPONENTE CURRICULAR DE DIVERSIDADE CULTURAL DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFPB. ◀CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: AINDA NÃO HÁ SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE NO BRASIL. ALÉM DA NECESSIDADE DE TODOS OS MÉDICOS DESENVOLVE ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE CULTURAL, POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIDISCRIMINATÓRIAS, ORIGEM ÉTNICA E SAÚDE, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO MÉDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA105_ID156_25082021153955.pdf" "created_at" => "2021-12-09 13:15:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RILVA LOPES DE SOUSA MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "RILVA MUNOZ" "autor_email" => "rilvamunoz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 78939 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "COMPETÊNCIA CULTURAL PARA FUTUROS MÉDICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CURSO ELETIVO SOBRE DIVERSIDADE NA MEDICINA" "resumo" => "CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: AINDA NÃO HÁ SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE NO BRASIL. ALÉM DA NECESSIDADE DE TODOS OS MÉDICOS DESENVOLVEREM ESTA COMPETÊNCIA, A DEMANDA POR ESTE COMPONENTE CURRICULAR DECORRE DE BASES LEGAIS. DESCRIÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM CURSO ELETIVO REMOTO DE 40 HORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), DENOMINADO “DIVERSIDADE CULTURAL E SAÚDE”, COM CONTEÚDO AINDA INEXISTENTE NA GRADE CURRICULAR DE MEDICINA, QUE FOI UMA OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR A ESCOLHA DE CONTEÚDOS COM OS DISCENTES. FORAM ENVIADOS DOIS FORMULÁRIOS ON-LINE PARA OS 58 ALUNOS DO CURSO: UM NA PRIMEIRA SEMANA DO SEMESTRE 2020.2 COM UMA LISTA AMPLA DE TEMAS NO ESCOPO DA DIVERSIDADE; O SEGUNDO, PARA AVALIAÇÃO DO CURSO, UMA SEMANA APÓS SEU TÉRMINO. AS PREFERÊNCIAS FORAM: DOENÇA MENTAL E DISCRIMINAÇÃO (86,4%), SAÚDE FEMININA E SOCIEDADE (77,3%), DEFICIÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO (68,2%), O PACIENTE PRECONCEITUOSO (68,2%), VIOLÊNCIA DE GÊNERO (65,9%), DIVERSIDADE RELIGIOSA E SAÚDE (65,9%), AGEÍSMO E SAÚDE (56,8%), TRANSEXUALIDADE E DISCRIMINAÇÃO (54,5%), CULTURA E ETNIA (54,5%) E SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS (52,3%). NO SEGUNDO QUESTIONÁRIO, 10 DE 12 FICARAM MUITO SATISFEITOS E 2/12, SATISFEITOS COM O CURSO. COMO PONTOS FORTES FORAM APONTADOS INFORMAÇÃO SOBRE DIVERSAS REALIDADES NOVAS, DEBATES, IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS NÃO ABORDADOS ANTES, INSTIGAÇÃO AO PENSAMENTO CRÍTICO E PALESTRANTES EXTERNOS À UNIVERSIDADE, INSERIDOS NA ASSISTÊNCIA A PÚBLICOS ESPECÍFICOS. COMO PONTOS NEGATIVOS, DESTACOU-SE A FALTA DE UM PLANO DE CURSO PRONTO NO INÍCIO, PORÉM ESTA FOI A PROPOSTA A ELES PARA CONSTRUÇÃO PARTILHADA DO CONTEÚDO, O QUE SUGERE QUE AINDA ESTAVAM ATRELADOS AO ENSINO TRADICIONAL. LIÇÕES APRENDIDAS: A EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO PARTILHADO DO CONTEÚDO, CONSIDERANDO PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS E O CONHECIMENTO DE SUAS ASPIRAÇÕES EM DIVERSIDADE CULTURAL. RECOMENDAÇÃO: OS RESULTADOS SERÃO USADOS PARA FORMULAR UM NOVO COMPONENTE CURRICULAR DE DIVERSIDADE CULTURAL DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFPB. ◀CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: AINDA NÃO HÁ SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE NO BRASIL. ALÉM DA NECESSIDADE DE TODOS OS MÉDICOS DESENVOLVE ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE CULTURAL, POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIDISCRIMINATÓRIAS, ORIGEM ÉTNICA E SAÚDE, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO MÉDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA105_ID156_25082021153955.pdf" "created_at" => "2021-12-09 13:15:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RILVA LOPES DE SOUSA MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "RILVA MUNOZ" "autor_email" => "rilvamunoz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }