Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

ACOMPANHAMENTO DE GRADUANDOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, ENSINO, FORMAÇÃO EM SAÚDE, COVID-19, Pôster (PO) ET 02 - SUS (re)existindo
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 78926
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 737
    "titulo" => "ACOMPANHAMENTO DE GRADUANDOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA:  O OBJETIVO DESTE RELATO É DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE PÓS-GRADUANDOS FRENTE AO ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. DESCRIÇÃO: O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BUSCA A FORMAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS PARA A DOCÊNCIA, E É COMPOSTO POR DUAS ETAPAS, SENDO ELAS: A PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA; E POSTERIORMENTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA. OS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ACOMPANHARAM UMA DISCIPLINA QUE ACONTECE NO QUINTO SEMESTRE DO CURSO SOB SUPERVISÃO DA DOCENTE COORDENADORA DA DISCIPLINA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS OCORRERAM ENTRE OS MESES DE ABRIL A SETEMBRO DE 2021 EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE QUE PERTENCE A UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INTUITO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS É DISCUTIR, ANALISAR E REFLETIR SOBRE A VIGILÂNCIA EM SAÚDE E DOENÇAS NEGLIGENCIADAS, COMO POR EXEMPLO, A HANSENÍASE. LIÇÕES APRENDIDAS: AS ATIVIDADES PRÁTICAS DOS ALUNOS FORAM SUSPENSAS DURANTE A FASE VERMELHA, SENDO QUE, EM ALGUNS CASOS, ELAS FORAM SUBSTITUÍDAS POR PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS, OCORRENDO UM DISTANCIAMENTO DA REALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DO TERRITÓRIO. DENTRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS GRADUANDOS NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS, UM DOS PRINCIPAIS FOI TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS COM OS USUÁRIOS E COM OS TRABALHADORES DE SAÚDE. FOI OBSERVADO CERTA DIFICULDADE EM RELAÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES ANTES, DURANTE E APÓS OS PROCEDIMENTOS, NAS VISITAS DOMICILIARES E DURANTE O ACOMPANHAMENTO DAS CONSULTAS DE ENFERMAGEM. RECOMENDAÇÃO: A PARTICIPAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS CONTRIBUIU PARA A REAPROXIMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO, QUE É PARTE PRIMORDIAL DO TRABALHO EM EQUIPE E DO CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo"
    "palavra_chave" => "UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, ENSINO, FORMAÇÃO EM SAÚDE, COVID-19, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA102_ID737_19092021233056.pdf"
    "created_at" => "2021-12-09 13:15:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA NORIÉ DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "NORIE"
    "autor_email" => "priscila.araujo@usp.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 78926
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 737
    "titulo" => "ACOMPANHAMENTO DE GRADUANDOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA:  O OBJETIVO DESTE RELATO É DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE PÓS-GRADUANDOS FRENTE AO ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. DESCRIÇÃO: O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BUSCA A FORMAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS PARA A DOCÊNCIA, E É COMPOSTO POR DUAS ETAPAS, SENDO ELAS: A PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA; E POSTERIORMENTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA. OS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ACOMPANHARAM UMA DISCIPLINA QUE ACONTECE NO QUINTO SEMESTRE DO CURSO SOB SUPERVISÃO DA DOCENTE COORDENADORA DA DISCIPLINA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS OCORRERAM ENTRE OS MESES DE ABRIL A SETEMBRO DE 2021 EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE QUE PERTENCE A UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INTUITO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS É DISCUTIR, ANALISAR E REFLETIR SOBRE A VIGILÂNCIA EM SAÚDE E DOENÇAS NEGLIGENCIADAS, COMO POR EXEMPLO, A HANSENÍASE. LIÇÕES APRENDIDAS: AS ATIVIDADES PRÁTICAS DOS ALUNOS FORAM SUSPENSAS DURANTE A FASE VERMELHA, SENDO QUE, EM ALGUNS CASOS, ELAS FORAM SUBSTITUÍDAS POR PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS, OCORRENDO UM DISTANCIAMENTO DA REALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DO TERRITÓRIO. DENTRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS GRADUANDOS NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS, UM DOS PRINCIPAIS FOI TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS COM OS USUÁRIOS E COM OS TRABALHADORES DE SAÚDE. FOI OBSERVADO CERTA DIFICULDADE EM RELAÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES ANTES, DURANTE E APÓS OS PROCEDIMENTOS, NAS VISITAS DOMICILIARES E DURANTE O ACOMPANHAMENTO DAS CONSULTAS DE ENFERMAGEM. RECOMENDAÇÃO: A PARTICIPAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS CONTRIBUIU PARA A REAPROXIMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO, QUE É PARTE PRIMORDIAL DO TRABALHO EM EQUIPE E DO CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo"
    "palavra_chave" => "UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, ENSINO, FORMAÇÃO EM SAÚDE, COVID-19, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA102_ID737_19092021233056.pdf"
    "created_at" => "2021-12-09 13:15:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA NORIÉ DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "NORIE"
    "autor_email" => "priscila.araujo@usp.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: O OBJETIVO DESTE RELATO É DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE PÓS-GRADUANDOS FRENTE AO ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. DESCRIÇÃO: O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BUSCA A FORMAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS PARA A DOCÊNCIA, E É COMPOSTO POR DUAS ETAPAS, SENDO ELAS: A PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA; E POSTERIORMENTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA. OS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ACOMPANHARAM UMA DISCIPLINA QUE ACONTECE NO QUINTO SEMESTRE DO CURSO SOB SUPERVISÃO DA DOCENTE COORDENADORA DA DISCIPLINA. AS ATIVIDADES PRÁTICAS OCORRERAM ENTRE OS MESES DE ABRIL A SETEMBRO DE 2021 EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE QUE PERTENCE A UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INTUITO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS É DISCUTIR, ANALISAR E REFLETIR SOBRE A VIGILÂNCIA EM SAÚDE E DOENÇAS NEGLIGENCIADAS, COMO POR EXEMPLO, A HANSENÍASE. LIÇÕES APRENDIDAS: AS ATIVIDADES PRÁTICAS DOS ALUNOS FORAM SUSPENSAS DURANTE A FASE VERMELHA, SENDO QUE, EM ALGUNS CASOS, ELAS FORAM SUBSTITUÍDAS POR PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS, OCORRENDO UM DISTANCIAMENTO DA REALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DO TERRITÓRIO. DENTRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS GRADUANDOS NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS, UM DOS PRINCIPAIS FOI TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS COM OS USUÁRIOS E COM OS TRABALHADORES DE SAÚDE. FOI OBSERVADO CERTA DIFICULDADE EM RELAÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES ANTES, DURANTE E APÓS OS PROCEDIMENTOS, NAS VISITAS DOMICILIARES E DURANTE O ACOMPANHAMENTO DAS CONSULTAS DE ENFERMAGEM. RECOMENDAÇÃO: A PARTICIPAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS CONTRIBUIU PARA A REAPROXIMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO, QUE É PARTE PRIMORDIAL DO TRABALHO EM EQUIPE E DO CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.