POR UMA PEDAGOGIA DA VELHICE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PARA IDOSOS
"2022-01-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77386 "edicao_id" => 183 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 2312 "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DA VELHICE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PARA IDOSOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL DUAS QUESTÕES: 1) APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS NO ENVELHECIMENTO E 2) DESCREVER RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS. PORTANTO, TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO QUE SE TORNOU POSSÍVEL A PARTIR DOS DADOS EMPÍRICOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO PELO PROJETO “LETRAMENTO DIGITAL”, DESENVOLVIDO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO NORTE FLUMINENSE, DO RIO DE JANEIRO. E PELA PESQUISA DE MESTRADO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA COM IDOSOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, A METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTADA, PRIORIZOU A DESCRITIVA, REFLEXIVA E QUALITATIVA. INICIANDO PELA REVISÃO DE LITERATURA E PELOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. EM NOSSOS RESULTADOS A ALFABETIZAÇÃO E O APRENDIZADO DE IDOSOS ENVOLVE, RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM E PRINCIPALMENTE DA COMUNICAÇÃO. OS IDOSOS ANALFABETOS DEMONSTRAM INTERESSES EM APRENDER A UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROMOVENDO A POSSIBILIDADE DO LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DIGITAIS. CONCLUI-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL TEM SIDO UM MODELO INTERDISCIPLINAR DE INTERVENÇÃO COM IDOSOS QUE TEM POSSIBILITADO PROMOVER UM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE AÇÕES QUE ESTIMULAM A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NUMA PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO ATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA VELHICE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV160_MD1_SA107_ID2312_21092021232955.pdf" "created_at" => "2021-12-07 10:54:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE SILVA TORRES" "autor_nome_curto" => "TORRES, LIDIANE" "autor_email" => "lidianesilvatorres1@gmail" "autor_ies" => "UENF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-cieh" "edicao_nome" => "Anais do VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_evento" => "VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9ec7ba38c_07122021144959.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-20" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 16:07:09" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77386 "edicao_id" => 183 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 2312 "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DA VELHICE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PARA IDOSOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL DUAS QUESTÕES: 1) APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS NO ENVELHECIMENTO E 2) DESCREVER RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS. PORTANTO, TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO QUE SE TORNOU POSSÍVEL A PARTIR DOS DADOS EMPÍRICOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO PELO PROJETO “LETRAMENTO DIGITAL”, DESENVOLVIDO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO NORTE FLUMINENSE, DO RIO DE JANEIRO. E PELA PESQUISA DE MESTRADO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA COM IDOSOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, A METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTADA, PRIORIZOU A DESCRITIVA, REFLEXIVA E QUALITATIVA. INICIANDO PELA REVISÃO DE LITERATURA E PELOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. EM NOSSOS RESULTADOS A ALFABETIZAÇÃO E O APRENDIZADO DE IDOSOS ENVOLVE, RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM E PRINCIPALMENTE DA COMUNICAÇÃO. OS IDOSOS ANALFABETOS DEMONSTRAM INTERESSES EM APRENDER A UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROMOVENDO A POSSIBILIDADE DO LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DIGITAIS. CONCLUI-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL TEM SIDO UM MODELO INTERDISCIPLINAR DE INTERVENÇÃO COM IDOSOS QUE TEM POSSIBILITADO PROMOVER UM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE AÇÕES QUE ESTIMULAM A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NUMA PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO ATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA VELHICE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV160_MD1_SA107_ID2312_21092021232955.pdf" "created_at" => "2021-12-07 10:54:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE SILVA TORRES" "autor_nome_curto" => "TORRES, LIDIANE" "autor_email" => "lidianesilvatorres1@gmail" "autor_ies" => "UENF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-cieh" "edicao_nome" => "Anais do VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_evento" => "VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9ec7ba38c_07122021144959.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-20" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 16:07:09" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }