INTRODUÇÃO: A POPULAÇÃO IDOSA É A QUE MAIS CRESCE NO MUNDO. COM O AVANÇAR DA IDADE, PROCESSOS DECLINAM AS HABILIDADES FUNCIONAIS E COGNITIVAS, AFETANDO A MEMÓRIA. A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA (AF) É RECOMENDADA PARA PRESERVAR A MEMÓRIA DE IDOSOS, AINDA ASSIM, ESTA POPULAÇÃO CONTINUA SEDENTÁRIA OU INATIVA. COM ISSO, ESTUDOS VÊM DEMONSTRANDO QUE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE TEM SE MOSTRADO EFICAZ NA PROMOÇÃO DE AF E CONSEQUENTEMENTE, MELHORANDO A MEMÓRIA. OBJETIVO: AVALIAR O EFEITO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA MEMÓRIA DE CURTO PRAZO DE IDOSOS SEDENTÁRIOS. MÉTODOS: TRATA-SE DE UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. FORAM INCLUÍDOS IDOSOS (≥ 60 ANOS), BAIXO NÍVEL DE AF E LEVE COMPROMETIMENTO COGNITIVO. OS PARTICIPANTES FORAM RANDOMIZADOS EM GRUPO CONTROLE E GRUPO PIEDA. A MEMÓRIA RECENTE, APRENDIZAGEM E INTERFERÊNCIA PROATIVA (ITP) E RETROATIVA (ITR) FORAM AVALIADAS UTILIZANDO O TESTE DE APRENDIZADO AUDITIVO-VERBAL DE REY (RAVLT). O TESTE T PARA AMOSTRAS INDEPENDENTES FOI UTILIZADO PARA COMPARAR OS GRUPOS. RESULTADOS: 15 PARTICIPANTES FORAM RANDOMIZADOS. OS PARTICIPANTES DO GRUPO PIEDA APRESENTARAM MAIOR MÉDIA DE PALAVRAS MEMORIZADAS. NA ITP A APRENDIZAGEM FOI MAIS INFLUENCIADA NO GRUPO CONTROLE, E NA ITR A APRENDIZAGEM FOI MAIS INFLUENCIADA NO GRUPO PIEDA, CONTUDO OS RESULTADOS NÃO APRESENTARAM SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS RESULTADOS INDICARAM QUE NÃO HOUVERAM BENEFÍCIOS COGNITIVOS RELACIONADOS À MEMÓRIA NO GRUPO PIEDA. DESSE MODO, ACREDITA-SE QUE O CURTO TEMPO DA INTERVENÇÃO NÃO TENHA SIDO SUFICIENTE PARA INFLUENCIAR POSITIVAMENTE A MEMÓRIA.