Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE COLETIVA E PSICOLOGIA SOCIAL: FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE (RE)EXISTIR

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE COLETIVA, PSICOLOGIA SOCIAL, FORMAÇÃO, Comunicação Oral (CO) ET 02 - SUS (re)existindo
0 of 0
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76821 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 323 "inscrito_id" => 575 "titulo" => """ POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE COLETIVA E PSICOLOGIA SOCIAL:\r\n FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE (RE)EXISTIR """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO QUE ARTICULA ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO, PARTINDO DE POSIÇÃO INTERDISCIPLINAR E INTERSETORIAL. ANALISA UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) EM QUE SE INTRODUZEM TEMAS CONSTITUINTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DA SAÚDE COLETIVA COM BASE EM PRÁTICA PEDAGÓGICA DIALÓGICA, HORIZONTAL, PARTICIPATIVA, CONTEXTUAL E ANCORADA EM PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA. JUNTO ÀS AULAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, ESTÁ INCLUÍDO CAMPO DE ESTÁGIO NO QUAL ESTUDANTES INTERAGEM COM A REDE INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. A PARTIR DESSA ESTRUTURAÇÃO, A DISCIPLINA SE CONSOLIDA COMO MODALIDADE INOVADORA DE ENSINO, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO AMPLIADO ACERCA DA REALIDADE DESAFIADORA, CONTRADITÓRIA E POTENTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. HOUVE MUDANÇAS TEMPORÁRIAS NA MODALIDADE REMOTA QUE AJUDAM A SUSTENTAR A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E SÓLIDA DA DISCIPLINA, UMA VEZ QUE SUA ADAPTAÇÃO FOI SATISFATÓRIA PARA AS CONDIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA, NÃO SEM DESAFIOS. ENCONTRAM-SE DESDOBRAMENTOS RELEVANTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA, BEM COMO À FORMAÇÃO ESTUDANTIL, SENDO ESTE SEU OBJETIVO TRANSVERSAL. CONCLUI-SE QUE A CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO QUE INCENTIVEM POSTURAS DE INVESTIGAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARECE SER INTERESSANTE PARA ATITUDES CRIATIVAS NO TRABALHO. PORTANTO, A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO OBJETIVO TRANSVERSAL ADQUIRE SENTIDO E VALOR MAIS AMPLO, AO SE INSPIRAR NOS PRINCÍPIOS DA PAIDEIA, QUE PREZAM PELA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO.O PRESENTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO QUE ARTICULA ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO, PARTINDO DE POSIÇÃO INTERDISCIPLINAR E INTERSETORIAL. ANALISA UMA DISC" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE COLETIVA, PSICOLOGIA SOCIAL, FORMAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA102_ID575_19092021225835.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALMEIDA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALINE MARTINS" "autor_email" => "aline_martins@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76821 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 323 "inscrito_id" => 575 "titulo" => """ POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE COLETIVA E PSICOLOGIA SOCIAL:\r\n FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE (RE)EXISTIR """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO QUE ARTICULA ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO, PARTINDO DE POSIÇÃO INTERDISCIPLINAR E INTERSETORIAL. ANALISA UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) EM QUE SE INTRODUZEM TEMAS CONSTITUINTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DA SAÚDE COLETIVA COM BASE EM PRÁTICA PEDAGÓGICA DIALÓGICA, HORIZONTAL, PARTICIPATIVA, CONTEXTUAL E ANCORADA EM PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA. JUNTO ÀS AULAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, ESTÁ INCLUÍDO CAMPO DE ESTÁGIO NO QUAL ESTUDANTES INTERAGEM COM A REDE INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. A PARTIR DESSA ESTRUTURAÇÃO, A DISCIPLINA SE CONSOLIDA COMO MODALIDADE INOVADORA DE ENSINO, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO AMPLIADO ACERCA DA REALIDADE DESAFIADORA, CONTRADITÓRIA E POTENTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. HOUVE MUDANÇAS TEMPORÁRIAS NA MODALIDADE REMOTA QUE AJUDAM A SUSTENTAR A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E SÓLIDA DA DISCIPLINA, UMA VEZ QUE SUA ADAPTAÇÃO FOI SATISFATÓRIA PARA AS CONDIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA, NÃO SEM DESAFIOS. ENCONTRAM-SE DESDOBRAMENTOS RELEVANTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA, BEM COMO À FORMAÇÃO ESTUDANTIL, SENDO ESTE SEU OBJETIVO TRANSVERSAL. CONCLUI-SE QUE A CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO QUE INCENTIVEM POSTURAS DE INVESTIGAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARECE SER INTERESSANTE PARA ATITUDES CRIATIVAS NO TRABALHO. PORTANTO, A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO OBJETIVO TRANSVERSAL ADQUIRE SENTIDO E VALOR MAIS AMPLO, AO SE INSPIRAR NOS PRINCÍPIOS DA PAIDEIA, QUE PREZAM PELA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO.O PRESENTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO QUE ARTICULA ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO, PARTINDO DE POSIÇÃO INTERDISCIPLINAR E INTERSETORIAL. ANALISA UMA DISC" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE COLETIVA, PSICOLOGIA SOCIAL, FORMAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA102_ID575_19092021225835.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALMEIDA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALINE MARTINS" "autor_email" => "aline_martins@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO QUE ARTICULA ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO, PARTINDO DE POSIÇÃO INTERDISCIPLINAR E INTERSETORIAL. ANALISA UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) EM QUE SE INTRODUZEM TEMAS CONSTITUINTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DA SAÚDE COLETIVA COM BASE EM PRÁTICA PEDAGÓGICA DIALÓGICA, HORIZONTAL, PARTICIPATIVA, CONTEXTUAL E ANCORADA EM PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA. JUNTO ÀS AULAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, ESTÁ INCLUÍDO CAMPO DE ESTÁGIO NO QUAL ESTUDANTES INTERAGEM COM A REDE INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. A PARTIR DESSA ESTRUTURAÇÃO, A DISCIPLINA SE CONSOLIDA COMO MODALIDADE INOVADORA DE ENSINO, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO AMPLIADO ACERCA DA REALIDADE DESAFIADORA, CONTRADITÓRIA E POTENTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. HOUVE MUDANÇAS TEMPORÁRIAS NA MODALIDADE REMOTA QUE AJUDAM A SUSTENTAR A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E SÓLIDA DA DISCIPLINA, UMA VEZ QUE SUA ADAPTAÇÃO FOI SATISFATÓRIA PARA AS CONDIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA, NÃO SEM DESAFIOS. ENCONTRAM-SE DESDOBRAMENTOS RELEVANTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA, BEM COMO À FORMAÇÃO ESTUDANTIL, SENDO ESTE SEU OBJETIVO TRANSVERSAL. CONCLUI-SE QUE A CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO QUE INCENTIVEM POSTURAS DE INVESTIGAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARECE SER INTERESSANTE PARA ATITUDES CRIATIVAS NO TRABALHO. PORTANTO, A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO OBJETIVO TRANSVERSAL ADQUIRE SENTIDO E VALOR MAIS AMPLO, AO SE INSPIRAR NOS PRINCÍPIOS DA PAIDEIA, QUE PREZAM PELA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.