Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

PAPO DE MULHER – RODAS DE CONVERSA VIRTUAIS COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, GRUPOS VIRTUAIS, RODA DE CONVERSA ON-LINE, SAÚDE DA MULHER, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Comunicação Oral (CO) ET 02 - SUS (re)existindo
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76815
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 315
    "inscrito_id" => 769
    "titulo" => "PAPO DE MULHER – RODAS DE CONVERSA VIRTUAIS COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => """
      CARACTERIZAÇÃO E DESCRIÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE É UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE OBSTETRÍCIA DA EACH-USP. HABITUALMENTE DIVIDIMOS A TURMA EM TRÊS SUBGRUPOS E REALIZAMOS ATIVIDADES COMUNITÁRIAS. FRENTE AOS DESAFIOS TRAZIDOS PELA PANDEMIA, PROPUSEMOS A REALIZAÇÃO DE GRUPOS VIRTUAIS, DENOMINADOS PAPO DE MULHER, VINCULADOS À UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE. RECEBEMOS AS INSCRIÇÕES DA COMUNIDADE EXTERNA À UNIVERSIDADE E FORMAMOS TRÊS GRUPOS DE 10 A 15 MULHERES. EM CADA GRUPO TÍNHAMOS ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. O OBJETIVO PRINCIPAL DA DISCIPLINA FOI OFERECER OPORTUNIDADES PARA OS/AS ESTUDANTES APRENDEREM A PLANEJAR, CONDUZIR, DESENVOLVER E RELATAR OFICINAS TEMÁTICAS QUE VERSASSEM SOBRE A SAÚDE DAS MULHERES. CADA GRUPO CONDUZIU 10 OFICINAS (30 OFICINAS NO TOTAL). FORAM ABORDADOS DIFERENTES TEMAS, COMO POR EXEMPLO: MENOPAUSA, MATERNIDADE, SEXUALIDADE, VIOLÊNCIA, SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA E LAZER NA PANDEMIA. \r\n
       LIÇÕES APRENDIDAS: AS RODAS DE CONVERSA POSSIBILITARAM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ENTRE AS PARTICIPANTES, ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. OS ENCONTROS, ALÉM DO IMPORTANTE PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO DE JOVENS ESTUDANTES, CONFIGURARAM-SE COMO ACOLHIMENTO, ESCUTA DE MULHERES DA COMUNIDADE COM 60 ANOS OU MAIS E LOCAL PRIVILEGIADO PARA COMPARTILHAMENTOS, SOBRETUDO DE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. É IMPORTANTE QUE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONSTRUAM, DE MODO DIALÓGICO, PRÁTICAS QUE FAÇAM SENTIDO PARA AS PESSOAS ENVOLVIDAS. RECOMENDAÇÃO: SABEMOS QUE NEM TODAS AS PESSOAS E COMUNIDADES TEM REDES OU EQUIPAMENTOS PARA ACESSO VIRTUAL, MAS EM UM MOMENTO EM QUE A PANDEMIA INTENSIFICA VULNERABILIDADES E EXIGE DISTANCIAMENTO, ESSE TIPO DE TRABALHO VIRTUAL PODE SER RELEVANTE PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DESDE QUE MANTIDAS AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO TRABALHO PRESENCIAL COMO O ACOLHIMENTO E VÍNCULO, FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA O CUIDADO EM SAÚDE.\r\n
      OBSERVAÇÃO: ALÉM DAS AUTORAS ACIMA, PARTICIPOU DO TRABALHO, COORDENANDO UM GRUPO, A PROFA. JACQUELINE I. M. BRIGAGÃO
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, GRUPOS VIRTUAIS, RODA DE CONVERSA ON-LINE, SAÚDE DA MULHER, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA102_ID769_19092021221619.pdf"
    "created_at" => "2021-11-26 11:12:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE FRANCO CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "BETE FRANCO"
    "autor_email" => "betefranco@usp.br"
    "autor_ies" => "EACH USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76815
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 315
    "inscrito_id" => 769
    "titulo" => "PAPO DE MULHER – RODAS DE CONVERSA VIRTUAIS COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => """
      CARACTERIZAÇÃO E DESCRIÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE É UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE OBSTETRÍCIA DA EACH-USP. HABITUALMENTE DIVIDIMOS A TURMA EM TRÊS SUBGRUPOS E REALIZAMOS ATIVIDADES COMUNITÁRIAS. FRENTE AOS DESAFIOS TRAZIDOS PELA PANDEMIA, PROPUSEMOS A REALIZAÇÃO DE GRUPOS VIRTUAIS, DENOMINADOS PAPO DE MULHER, VINCULADOS À UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE. RECEBEMOS AS INSCRIÇÕES DA COMUNIDADE EXTERNA À UNIVERSIDADE E FORMAMOS TRÊS GRUPOS DE 10 A 15 MULHERES. EM CADA GRUPO TÍNHAMOS ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. O OBJETIVO PRINCIPAL DA DISCIPLINA FOI OFERECER OPORTUNIDADES PARA OS/AS ESTUDANTES APRENDEREM A PLANEJAR, CONDUZIR, DESENVOLVER E RELATAR OFICINAS TEMÁTICAS QUE VERSASSEM SOBRE A SAÚDE DAS MULHERES. CADA GRUPO CONDUZIU 10 OFICINAS (30 OFICINAS NO TOTAL). FORAM ABORDADOS DIFERENTES TEMAS, COMO POR EXEMPLO: MENOPAUSA, MATERNIDADE, SEXUALIDADE, VIOLÊNCIA, SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA E LAZER NA PANDEMIA. \r\n
       LIÇÕES APRENDIDAS: AS RODAS DE CONVERSA POSSIBILITARAM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ENTRE AS PARTICIPANTES, ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. OS ENCONTROS, ALÉM DO IMPORTANTE PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO DE JOVENS ESTUDANTES, CONFIGURARAM-SE COMO ACOLHIMENTO, ESCUTA DE MULHERES DA COMUNIDADE COM 60 ANOS OU MAIS E LOCAL PRIVILEGIADO PARA COMPARTILHAMENTOS, SOBRETUDO DE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. É IMPORTANTE QUE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONSTRUAM, DE MODO DIALÓGICO, PRÁTICAS QUE FAÇAM SENTIDO PARA AS PESSOAS ENVOLVIDAS. RECOMENDAÇÃO: SABEMOS QUE NEM TODAS AS PESSOAS E COMUNIDADES TEM REDES OU EQUIPAMENTOS PARA ACESSO VIRTUAL, MAS EM UM MOMENTO EM QUE A PANDEMIA INTENSIFICA VULNERABILIDADES E EXIGE DISTANCIAMENTO, ESSE TIPO DE TRABALHO VIRTUAL PODE SER RELEVANTE PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DESDE QUE MANTIDAS AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO TRABALHO PRESENCIAL COMO O ACOLHIMENTO E VÍNCULO, FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA O CUIDADO EM SAÚDE.\r\n
      OBSERVAÇÃO: ALÉM DAS AUTORAS ACIMA, PARTICIPOU DO TRABALHO, COORDENANDO UM GRUPO, A PROFA. JACQUELINE I. M. BRIGAGÃO
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, GRUPOS VIRTUAIS, RODA DE CONVERSA ON-LINE, SAÚDE DA MULHER, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA102_ID769_19092021221619.pdf"
    "created_at" => "2021-11-26 11:12:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE FRANCO CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "BETE FRANCO"
    "autor_email" => "betefranco@usp.br"
    "autor_ies" => "EACH USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

CARACTERIZAÇÃO E DESCRIÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE É UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE OBSTETRÍCIA DA EACH-USP. HABITUALMENTE DIVIDIMOS A TURMA EM TRÊS SUBGRUPOS E REALIZAMOS ATIVIDADES COMUNITÁRIAS. FRENTE AOS DESAFIOS TRAZIDOS PELA PANDEMIA, PROPUSEMOS A REALIZAÇÃO DE GRUPOS VIRTUAIS, DENOMINADOS PAPO DE MULHER, VINCULADOS À UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE. RECEBEMOS AS INSCRIÇÕES DA COMUNIDADE EXTERNA À UNIVERSIDADE E FORMAMOS TRÊS GRUPOS DE 10 A 15 MULHERES. EM CADA GRUPO TÍNHAMOS ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. O OBJETIVO PRINCIPAL DA DISCIPLINA FOI OFERECER OPORTUNIDADES PARA OS/AS ESTUDANTES APRENDEREM A PLANEJAR, CONDUZIR, DESENVOLVER E RELATAR OFICINAS TEMÁTICAS QUE VERSASSEM SOBRE A SAÚDE DAS MULHERES. CADA GRUPO CONDUZIU 10 OFICINAS (30 OFICINAS NO TOTAL). FORAM ABORDADOS DIFERENTES TEMAS, COMO POR EXEMPLO: MENOPAUSA, MATERNIDADE, SEXUALIDADE, VIOLÊNCIA, SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA E LAZER NA PANDEMIA. LIÇÕES APRENDIDAS: AS RODAS DE CONVERSA POSSIBILITARAM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ENTRE AS PARTICIPANTES, ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. OS ENCONTROS, ALÉM DO IMPORTANTE PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO DE JOVENS ESTUDANTES, CONFIGURARAM-SE COMO ACOLHIMENTO, ESCUTA DE MULHERES DA COMUNIDADE COM 60 ANOS OU MAIS E LOCAL PRIVILEGIADO PARA COMPARTILHAMENTOS, SOBRETUDO DE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. É IMPORTANTE QUE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONSTRUAM, DE MODO DIALÓGICO, PRÁTICAS QUE FAÇAM SENTIDO PARA AS PESSOAS ENVOLVIDAS. RECOMENDAÇÃO: SABEMOS QUE NEM TODAS AS PESSOAS E COMUNIDADES TEM REDES OU EQUIPAMENTOS PARA ACESSO VIRTUAL, MAS EM UM MOMENTO EM QUE A PANDEMIA INTENSIFICA VULNERABILIDADES E EXIGE DISTANCIAMENTO, ESSE TIPO DE TRABALHO VIRTUAL PODE SER RELEVANTE PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DESDE QUE MANTIDAS AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO TRABALHO PRESENCIAL COMO O ACOLHIMENTO E VÍNCULO, FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA O CUIDADO EM SAÚDE. OBSERVAÇÃO: ALÉM DAS AUTORAS ACIMA, PARTICIPOU DO TRABALHO, COORDENANDO UM GRUPO, A PROFA. JACQUELINE I. M. BRIGAGÃO

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.