Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Palavra-chaves: SAÚDE PÚBLICA, FORMAÇÃO EM SAÚDE, NECESSIDADES E DEMANDAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, , Comunicação Oral (CO) ET 02 - SUS (re)existindo
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Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: HISTORICAMENTE, A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ESTEVE PAUTADA NO MODELO POSITIVISTA, BIOMÉDICO E FRAGMENTADO. APESAR DE EXISTIREM MUITAS AÇÕES QUE BUSCAM A SUPERAÇÃO DESTE MODELO, A LACUNA AINDA PERSISTE. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCUTE AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL LATO SENSU EM SAÚDE COLETIVA. DESCRIÇÃO: O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DO INSTITUTO DE SAÚDE TEM COMO OBJETIVO FORMAR PROFISSIONAIS NAS DIMENSÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DA ATENÇÃO À SAÚDE NAS ESFERAS DO SUS. OS ALUNOS DESENVOLVEM AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO PROGRAMA, COM CARGA HORÁRIA DE 1260 HORAS, INSERIDOS EM UM SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL, ONDE TRABALHAM JUNTO À GESTÃO E AOS TRABALHADORES DE SAÚDE E RESPONDEM ÀS DEMANDAS DA REALIDADE LOCAL. DESDE 2014 ESTA PRÁTICA É REALIZADA NO MUNICÍPIO DE FRANCO DA ROCHA. A PRINCÍPIO FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO DE SAÚDE MUNICIPAL, DE ONDE FORAM ELEITOS PROBLEMAS PRIORITÁRIOS DE SAÚDE E ELABORADAS TRÊS SÍNTESES DE EVIDÊNCIAS PARA INFORMAR POLÍTICAS DE SAÚDE. A SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES INCLUIU O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE GUIAS DE ORIENTAÇÃO DE CUIDADOS À POPULAÇÃO, E PROCESSOS FORMATIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. LIÇÕES APRENDIDAS: ESSA EXPERIÊNCIA DEMONSTRA O POTENCIAL DA INSERÇÃO DE ALUNOS EM ESPAÇOS DE GESTÃO E EM SERVIÇOS NA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM VISÃO CRÍTICA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E COM UMA PRÁTICA PROFISSIONAL TRANSFORMADORA, POR MEIO DO USO DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NA PROPOSIÇÃO DE INOVAÇÕES NA ATENÇÃO E GESTÃO DO SISTEMA DE SAÚDE. RECOMENDAÇÃO: ESSA EXPERIÊNCIA EXPLICITA A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS ALUNOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A UMA FORMAÇÃO ALINHADA À COMPLEXIDADE E PLURALIDADE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DO SUS.

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