Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

“TEMAS EM ADOLESCER”: EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM JOVENS E EDUCADORES QUE ATUAM COM ADOLESCENTES EM CIDADE MINEIRA

Palavra-chaves: ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) ET 05 - Políticas Sociais e Saúde
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76723
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 345
    "titulo" => "“TEMAS EM ADOLESCER”: EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM JOVENS E EDUCADORES QUE ATUAM COM ADOLESCENTES EM CIDADE MINEIRA"
    "resumo" => "PARA ALÉM DO ASPECTO ETÁRIO, A ADOLESCÊNCIA É MARCADA POR UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES DE CARÁTER BIOPSICOSSOCIAL. ESSE PROCESSO PRODUZ VÁRIOS DESAFIOS PARA AS/OS ADOLESCENTES COMO O CONVÍVIO FAMILIAR; PARA O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE; DE MANUTENÇÃO DA VIDA ESCOLAR. CONTUDO, PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL, O TRABALHO FORMAL CONVERTE-SE EM IMPERATIVO PARA O CUSTEIO DA VIDA, BEM COMO PARA AFASTAREM-SE DOS RISCOS SOCIAIS, PARA O APRENDIZADO DE VALORES E DE IDENTIFICAÇÃO COM OS PARES. DESSA FORMA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO “PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”, EM PARCERIA COM ENTIDADE MUNICIPAL DESTINADA À CAPACITAÇÃO DE ADOLESCENTES, OFERTOU O CURSO “TEMAS EM ADOLESCER”. VOLTADO PARA OS EXTENSIONISTAS E ABERTO A PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS QUE ATUAM COM ADOLESCENTES. OBJETIVOU-SE APROXIMAR A EQUIPE DE EXTENSÃO E OS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO; ESTIMULAR A REFLEXÃO E A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DOS ADOLESCENTES. ADOTOU-SE COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: MULTIMÍDIA, PALESTRAS PARTICIPATIVAS, OFICINAS DE PRODUÇÃO DE SÍNTESES DE TEMAS, QUE FAVORECEM O VÍNCULO SÓCIO-COMUNITÁRIO E FAMILIAR E REUNIÕES QUINZENAIS VIA GOOGLE MEET, COM PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS. O CURSO CAPACITOU OS EXTENSIONISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA DE EXTENSÃO E AINDA, ACOLHER AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DOS MAIS VARIADOS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAVAM JUNTO AOS ADOLESCENTES NA CIDADE DE UBERABA, MG. POR SE TRATAR DE UM CONTEXTO MULTIPROFISSIONAL, O CURSO RECOMENDOU A CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA E DE SAÚDE, PAUTADOS EM UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL.  DENTRE AS POTENCIALIDADES DO CURSO DESTACAM-SE, AINDA, OS DESAFIOS, COMO O POUCO NÚMERO DE INSCRIÇÕES DE ADOLESCENTES E OS OBSTÁCULOS QUE O MODELO ONLINE IMPÕE, RESTRINGINDO O CURSO ÀQUELES QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde"
    "palavra_chave" => "ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA105_ID345_25082021181038.pdf"
    "created_at" => "2021-11-26 11:12:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA SILVÉRIO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "carolsilveriob@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76723
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 345
    "titulo" => "“TEMAS EM ADOLESCER”: EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM JOVENS E EDUCADORES QUE ATUAM COM ADOLESCENTES EM CIDADE MINEIRA"
    "resumo" => "PARA ALÉM DO ASPECTO ETÁRIO, A ADOLESCÊNCIA É MARCADA POR UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES DE CARÁTER BIOPSICOSSOCIAL. ESSE PROCESSO PRODUZ VÁRIOS DESAFIOS PARA AS/OS ADOLESCENTES COMO O CONVÍVIO FAMILIAR; PARA O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE; DE MANUTENÇÃO DA VIDA ESCOLAR. CONTUDO, PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL, O TRABALHO FORMAL CONVERTE-SE EM IMPERATIVO PARA O CUSTEIO DA VIDA, BEM COMO PARA AFASTAREM-SE DOS RISCOS SOCIAIS, PARA O APRENDIZADO DE VALORES E DE IDENTIFICAÇÃO COM OS PARES. DESSA FORMA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO “PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”, EM PARCERIA COM ENTIDADE MUNICIPAL DESTINADA À CAPACITAÇÃO DE ADOLESCENTES, OFERTOU O CURSO “TEMAS EM ADOLESCER”. VOLTADO PARA OS EXTENSIONISTAS E ABERTO A PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS QUE ATUAM COM ADOLESCENTES. OBJETIVOU-SE APROXIMAR A EQUIPE DE EXTENSÃO E OS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO; ESTIMULAR A REFLEXÃO E A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DOS ADOLESCENTES. ADOTOU-SE COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: MULTIMÍDIA, PALESTRAS PARTICIPATIVAS, OFICINAS DE PRODUÇÃO DE SÍNTESES DE TEMAS, QUE FAVORECEM O VÍNCULO SÓCIO-COMUNITÁRIO E FAMILIAR E REUNIÕES QUINZENAIS VIA GOOGLE MEET, COM PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS. O CURSO CAPACITOU OS EXTENSIONISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA DE EXTENSÃO E AINDA, ACOLHER AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DOS MAIS VARIADOS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAVAM JUNTO AOS ADOLESCENTES NA CIDADE DE UBERABA, MG. POR SE TRATAR DE UM CONTEXTO MULTIPROFISSIONAL, O CURSO RECOMENDOU A CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA E DE SAÚDE, PAUTADOS EM UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL.  DENTRE AS POTENCIALIDADES DO CURSO DESTACAM-SE, AINDA, OS DESAFIOS, COMO O POUCO NÚMERO DE INSCRIÇÕES DE ADOLESCENTES E OS OBSTÁCULOS QUE O MODELO ONLINE IMPÕE, RESTRINGINDO O CURSO ÀQUELES QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde"
    "palavra_chave" => "ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA105_ID345_25082021181038.pdf"
    "created_at" => "2021-11-26 11:12:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA SILVÉRIO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "carolsilveriob@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

PARA ALÉM DO ASPECTO ETÁRIO, A ADOLESCÊNCIA É MARCADA POR UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES DE CARÁTER BIOPSICOSSOCIAL. ESSE PROCESSO PRODUZ VÁRIOS DESAFIOS PARA AS/OS ADOLESCENTES COMO O CONVÍVIO FAMILIAR; PARA O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE; DE MANUTENÇÃO DA VIDA ESCOLAR. CONTUDO, PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL, O TRABALHO FORMAL CONVERTE-SE EM IMPERATIVO PARA O CUSTEIO DA VIDA, BEM COMO PARA AFASTAREM-SE DOS RISCOS SOCIAIS, PARA O APRENDIZADO DE VALORES E DE IDENTIFICAÇÃO COM OS PARES. DESSA FORMA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO “PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”, EM PARCERIA COM ENTIDADE MUNICIPAL DESTINADA À CAPACITAÇÃO DE ADOLESCENTES, OFERTOU O CURSO “TEMAS EM ADOLESCER”. VOLTADO PARA OS EXTENSIONISTAS E ABERTO A PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS QUE ATUAM COM ADOLESCENTES. OBJETIVOU-SE APROXIMAR A EQUIPE DE EXTENSÃO E OS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO; ESTIMULAR A REFLEXÃO E A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DOS ADOLESCENTES. ADOTOU-SE COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: MULTIMÍDIA, PALESTRAS PARTICIPATIVAS, OFICINAS DE PRODUÇÃO DE SÍNTESES DE TEMAS, QUE FAVORECEM O VÍNCULO SÓCIO-COMUNITÁRIO E FAMILIAR E REUNIÕES QUINZENAIS VIA GOOGLE MEET, COM PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS. O CURSO CAPACITOU OS EXTENSIONISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA DE EXTENSÃO E AINDA, ACOLHER AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DOS MAIS VARIADOS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAVAM JUNTO AOS ADOLESCENTES NA CIDADE DE UBERABA, MG. POR SE TRATAR DE UM CONTEXTO MULTIPROFISSIONAL, O CURSO RECOMENDOU A CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA E DE SAÚDE, PAUTADOS EM UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL. DENTRE AS POTENCIALIDADES DO CURSO DESTACAM-SE, AINDA, OS DESAFIOS, COMO O POUCO NÚMERO DE INSCRIÇÕES DE ADOLESCENTES E OS OBSTÁCULOS QUE O MODELO ONLINE IMPÕE, RESTRINGINDO O CURSO ÀQUELES QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE QUALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.