A GAMIFICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75851 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 567 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL" "resumo" => "ESTE ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, VISANDO ABORDAGENS PEDAGÓGICAS SOB PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, ONDE O ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO EXIGEM AINDA MAIS QUE OS PROFESSORES DIVERSIFIQUEM ATIVIDADES QUE MOTIVEM E ENGAJEM DOS APRENDIZES EM UM PROCESSO ATIVO RUMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A GAMIFICAÇÃO É UMA FERRAMENTA QUE UTILIZA MECÂNICAS E TÁTICAS DE JOGOS COM O POTENCIAL DE AUMENTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E PERMITE EXPLORAR VÁRIOS ASSUNTOS DO ENSINO TANTO DE ELE COMO EM OUTRAS ÁREAS, UTILIZANDO RECURSOS DISPONÍVEIS NO MERCADO COMO PLATAFORMAS, APLICATIVOS, FERRAMENTAS, SITES ETC. ESTE TRABALHO VISA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO DESENLACE AOS DANOS QUE MOVE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE, ONDE O ENSINO ON-LINE É NOSSA REALIDADE E QUE MARCA UMA EVASÃO ESCOLAR COMO A CARÊNCIA NA ATENÇÃO E NO INTERESSE, POR ISSO, ESSA PROPOSTA TRAZ UMA ABORDAGEM ADAPTÁVEL TANTO NO ENSINO PRESENCIAL COMO EM MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. A PARTIR DA PREMISSA EM QUE O SER HUMANO É ATRAÍDO POR JOGOS, A FERRAMENTA PERMITE POTENCIALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL E TRAZ COMO RESPOSTAS AULAS MAIS DINÂMICAS, ENSINO COLABORATIVO, ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, ALUNO PROTAGONISTA E PROFESSOR MEDIADOR. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ENALTE AS METODOLOGIAS ATIVAS E QUE OS PROFESSORES ESTÃO MAIS ATENTOS E SENSÍVEIS AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV158_MD4_SA102_ID567_27072021170649.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE CRISTIANE NUNES TANAKA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE TANAKA" "autor_email" => "danytanaka@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75851 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 567 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL" "resumo" => "ESTE ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, VISANDO ABORDAGENS PEDAGÓGICAS SOB PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, ONDE O ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO EXIGEM AINDA MAIS QUE OS PROFESSORES DIVERSIFIQUEM ATIVIDADES QUE MOTIVEM E ENGAJEM DOS APRENDIZES EM UM PROCESSO ATIVO RUMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A GAMIFICAÇÃO É UMA FERRAMENTA QUE UTILIZA MECÂNICAS E TÁTICAS DE JOGOS COM O POTENCIAL DE AUMENTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E PERMITE EXPLORAR VÁRIOS ASSUNTOS DO ENSINO TANTO DE ELE COMO EM OUTRAS ÁREAS, UTILIZANDO RECURSOS DISPONÍVEIS NO MERCADO COMO PLATAFORMAS, APLICATIVOS, FERRAMENTAS, SITES ETC. ESTE TRABALHO VISA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO DESENLACE AOS DANOS QUE MOVE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE, ONDE O ENSINO ON-LINE É NOSSA REALIDADE E QUE MARCA UMA EVASÃO ESCOLAR COMO A CARÊNCIA NA ATENÇÃO E NO INTERESSE, POR ISSO, ESSA PROPOSTA TRAZ UMA ABORDAGEM ADAPTÁVEL TANTO NO ENSINO PRESENCIAL COMO EM MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. A PARTIR DA PREMISSA EM QUE O SER HUMANO É ATRAÍDO POR JOGOS, A FERRAMENTA PERMITE POTENCIALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL E TRAZ COMO RESPOSTAS AULAS MAIS DINÂMICAS, ENSINO COLABORATIVO, ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, ALUNO PROTAGONISTA E PROFESSOR MEDIADOR. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ENALTE AS METODOLOGIAS ATIVAS E QUE OS PROFESSORES ESTÃO MAIS ATENTOS E SENSÍVEIS AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV158_MD4_SA102_ID567_27072021170649.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE CRISTIANE NUNES TANAKA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE TANAKA" "autor_email" => "danytanaka@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }